Uma celebração quer-se, geralmente, com amigos, comida e bebida, e, nos tempos de crise, que seja barata. Por isso, no momento de fazer uma reserva num restaurante, muitos são os que procuram os estabelecimentos que oferecem boas ementas a um preço acessível e optam, cada vez mais, por menus especiais.

Atualmente, é fácil encontrar no Porto estabelecimentos que seguem esta estratégia, que mantém a clientela. Calhambeque e Estrela D’Ouro são dois restaurantes situados perto do centro da cidade Invicta, que fizeram uma grande aposta nos menus para grupos. “Nós fazemos uma atenção por ser um jantar em grupo e é uma forma de termos trabalho”, começa por referir Filipe Simões, gerente do restaurante Calhambeque.

Também Esmeralda Pereira, gerente do Estrela D’Ouro, garante que este tipo de ementas são importantes para a vida do restaurante. “Não é por acaso que, ao fim-de-semana, registamos imensas pessoas”, afirma.

Os grupos podem ser grandes ou pequenos, variando, sobretudo, entre as dez e as 30 pessoas. Tanto no Calhambeque como no Estrela D’Ouro, os jovens são os que mais procuram estes menus. “Normalmente, é quase tudo estudantes de capa preta e reservam praticamente uma sala só para eles”, descreve Filipe Simões.

Um menu variado para satisfazer cada um dos grupos

Tanto o grupo de amigos de Vítor Pereira, como o de Eduardo Barbosa optam, com frequência, por este tipo de jantares. “Quer seja em aniversários, alguma festa da faculdade ou antes de sairmos à noite”, explica Vítor Pereira. A razão é simples: “Nestas alturas gostamos de comer e beber qualquer coisa”, refere, explicando, assim, a opção “por menus mais baratos”.

Para festejar o seu 26.º aniversário, Vítor Pereira, licenciado e desempregado, reuniu vinte amigos no restaurante Calhambeque e o menu escolhido foi o mais barato: cada convidado irá pagar dez euros por um jantar com um prato à escolha e com bebida à discrição.

Os baixos preços destes menus são, também, uma das principais razões que levam o grupo de amigos de Eduardo Barbosa a fazer, sempre, este tipo de jantares. “Por isso optámos por este restaurante”, assegura o estudante de engenharia. A amiga aniversariante escolheu o Estrela D’Ouro para o jantar de festa.

A gerente do restaurante revela que a oferta é variada. “Nós temos os menus de dez euros, quinze euros e vinte euros. O mais procurado é o menu de dez euros para grupos com oito ou mais pessoas”, explica Esmeralda Pereira, acrescentando que a ementa “é composta por sete pratos”. A bebida é à discrição, e varia entre a sangria, cerveja, coca-cola e água.

Ementas para grupos são adaptação dos restaurantes ao estilo de vida dos jovens

Estes menus especiais, que parecem ser a receita para um maior crescimento, começaram a fazer parte da ementa dos restaurantes há poucos anos, quando os empresários da restauração se aperceberam da potencialidade da clientela jovem, a principal interessada neste tipo de menus.

E, assim, os jovens aderem sem hesitações. Esmeralda Pereira afirma que a procura pelas ementas direcionadas para grupos acontece durante todo o ano. “Não temos tido grandes oscilações. Até em agosto, quando os jovens estão todos de férias, seria de esperar um mês mais parado, mas não é”, conta a responsável do Estrela D’Ouro, realçando que “nesse mês, todos os dias houve festas de aniversário”.

Por serem uma aposta ganha, alguns restaurantes vão manter estes menus, mesmo com o aumento do IVA na restauração de 13 para 23 por cento. O Estrela D’Ouro é um deles. “Optamos por uma política em que não alteramos nada, suportamos as despesas. Vai-nos custar um pouco, mas o facto de se aumentar um euro pode ser complicado para muitas pessoas”, esclarece Esmeralda Pereira, assegurando que estas ementas vão-se manter até ao final de 2012.