O Porto recebe a 6.ª edição do festival de Jazz 12 Points, que teve a sua estreia em 2007 na cidade de Dublin e que, em 2012, chega a Portugal com a apresentação de 12 bandas emergentes. A presença dos artistas foi determinada por um júri, responsável pela seleção entre mais de 400 inscrições, dentro das quais 14 portuguesas.

O festival, para além de potenciar a divulgação das 12 bandas escolhidas, garante a seleção de apenas três das anteriores para, mais tarde, fazerem uma digressão de dois anos pela Europa. Esta iniciativa parte do programa “12 Points Plus”, no qual os organizadores potenciam cooperações e presenças noutros festivais de Jazz.

Em paralelo, o festival conta também com uma rádio que, durante 30 minutos, dá a ouvir, quinzenalmente, bandas jovens de Jazz. A seleção é feita mediante todas as inscrições no 12 Points festival. “Seria uma pena não mostrar as centenas de candidaturas que recebemos todos os anos e que não são selecionadas”, refere a organização.

Nesta 6.ª edição, o festival vai ter início a 16 de fevereiro com a banda finlandesa Big Blue, seguida dos irlandeses e belgas Thought-Fox e De Beren Gieren, respetivamente. No dia 17, o português Hugo Carvalhais “Nebulosa” tem a honra de abrir a Sala 2 da Casa da Música, logo seguidos dos italianos, Livio Minafra e dos ingleses World Service Project. No dia 18, é a vez da Polónia com Maciej Obara Quartet, da Bósnia e Herzegovina com a banda Divanhana e dos franceses, Actuum. O festival 12 Points encerra com as presenças de Schneeweiss und Rosenrot, da Alemanha, Machine Birds, da Noruega, e Girls in Airports, da Dinamarca.

Os espetáculos vão ter início às 21h00 de todos dias do festival, na Sala 2 da Casa da Música, com a presença diária de 3 bandas. As entradas custam 10 euros. No entanto, os portadores do cartão “amigo” terão um desconto de dois euros e meio. O passe geral tem o valor de 30 euros.

Para a próxima edição, os responsáveis têm prevista a realização do 12 Points festival em Itália.