O Porto é a cidade europeia com melhores resultados de performance energética nos seus edifícios. A conclusão é de um estudo denominado Green City Index, do Economist Intelligence Unit, divulgados pelo Jornal de Notícias.

Segundo o jornal, três critérios foram tidos em conta para chegar a esta conclusão: a energia consumida por metro quadrado, a implementação de padrões de eficiência e os esforços efetuados para promover a utilização eficiente da energia. Tendo em conta estes critérios, o estudo conclui que os edifícios residenciais da cidade do Porto consomem menos um terço da energia que a média das trinta cidades europeias escrutinadas.

Para atingir este resultado, os responsáveis destacam a contribuição das autoridades municipais, que fazem da eficiência energética uma prioridade e apresentam altos níveis de exigência neste campo.

A completar o “top 3” de cidades mais energicamente suficientes estão Berlim, em segundo lugar, e Estocolmo, em terceiro. Lisboa também está incluída na lista de trinta cidades analisadas. A capital portuguesa conseguiu, revela o JN, o 12.º lugar, atrás de Londres e à frente de Bruxelas.