“Práticas de Arquitectura – Projecto, Investigação, Escrita” é o título do ciclo de conferências que decorrerá entre 29 de fevereiro e 6 de junho de 2012, no Auditório Fernando Távora, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Vittorio Gregotti – responsável, entre outras obras, pelo Centro Cultural de Belém – e Anthony Vidler integram o painel dos convidados.

O ciclo de conferências tem como mote “aventura comum percorrida por três personagens – Fernando Távora, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura” -, explica ao P3 Tiago Ascensão, estudante da FAUP de 21 anos.

As sessões convidam 14 conferencistas – cinco nacionais e nove estrangeiros – à crítica e ao questionamento sobre a arquitetura portuguesa, pretendendo-se “resgatar Portugal do seu isolamento”, lê-se no comunicado de imprensa.

Oradores convidados

A primeira sessão (29 de fevereiro) contará com Gonçalo Canto Moniz como conferencista convidado e o início está previsto para as 15h00. A fechar o ciclo o auditório recebe Anthony Vidler (6 de junho), da Cooper Union de Nova Iorque, pelas 21h30. Ainda Vittorio Gregotti (data a definir), Jean-Philippe Vassal (29 de maio) e Alexandre Alves Costa (31 de maio) integram o painel de convidados.

A entrada individual terá o custo de quatro euros e o passe geral 25 euros. Os bilhetes devem ser comprados com antecedência dada a lotação do auditório (300 lugares), avisam os organizadores.