A ideia remonta a 2006, quando foi anunciado que a Federação Académica do Porto (FAP) desejava ter um espaço na Baixa da cidade, mais concretamente na renovada Praça de Lisboa. Desde então muito se tem especulado sobre a concretização do projeto, que chegou a ser prometido pelo presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Rio.

No final do verão deste ano, a FAP vai receber, da CMP, as chaves do seu mais recente espaço, o Pólo Zero, ainda em bruto. Com 520 metros quadrados disponíveis para servir os estudantes da Academia do Porto, o Pólo Zero vai estar aberto “24 horas por dia”, garante Cláudio Carvalho, responsável pela comunicação da FAP.

No ano letivo de 2012/2013, os estudantes universitários da cidade do Porto podem contar, assim espera a FAP, com o Pólo Zero operacional.

Para rentabilizar o projeto está prevista a abertura de uma cafetaria, a par de um Gabinete de Empreendedorismo e espaços de estudo que, com horários alargados, preencham as lacunas que bibliotecas e faculdades apresentam. O legado de Diogo Vasconcelos também não será esquecido e a FAP pretende, com o Pólo Zero, trabalhar no projeto e nas jornadas dedicadas ao já falecida empreendedor.

As obras na Praça de Lisboa, que arrancaram em julho de 2010, têm fim previsto para o próximo mês de junho, com a inauguração do Passeio dos Clérigos.