António Lago e Susana Chiocca, dois artistas “radicados” no Porto, lançaram este sábado o catálogo “a Sala”, uma compilação de algumas das melhores atuações que já passaram pela sua sala de estar. O lançamento aconteceu na Galeria Dama Aflita/Matéria Prima e contou com a atuação de alguns artistas.

O projeto começou em 2006, quando António Lago e Susana Chiocca decidiram ceder a artistas um espaço para a apresentação das suas performances, de forma a “colmatar uma falha que existia na cidade do Porto”, diz Chiocca. O espaço escolhido foi exatamente a sala do apartamento que partilhavam na Baixa do Porto, que se manteve aberto ao público até 2010.

Inicialmente, eram convidados artistas “mais próximos” dos responsáveis, mas rapidamente o projeto foi crescendo e abarcando uma maior diversidade de performances. Sem qualquer apoio, os artistas eram convidados a usufruir do espaço e a atuar duas vezes por semana, à sexta-feira e ao sábado. O projeto resistiu devido aos apoios de amigos dos membros que concediam material técnico.

O catálogo reúne algumas das melhores atuações que passaram pela “Sala”, desde a dança, teatro, música ou arquitetura, e inclui, ainda, algumas reflexões dos artistas sobre as próprias criações. A dupla de artistas contou, para o lançamento do catálogo, com o apoio da Direcção Geral das Artes (Dgartes) e pretende oferecer o mesmo a faculdades de arte contemporânea, artes performativas e museus. Estão disponíveis apenas 500 exemplares.

O catálogo “a Sala” já pode ser adquirido na Galeria Dama Aflita/ Matéria prima e “em alguns locais em Lisboa por 15 euros”, diz Susana Chiocca.