A circular na Internet há 10 anos, o Bodyspace é um espaço dedicado à proliferação de tudo o que é relacionado com música. A capacidade de apresentar música nova todos os dias é, segundo André Gomes, um dos responsáveis pelo site, uma das mais-valias da webzine musical onde a música independente é a “prata da casa”.

“A ideia básica por detrás da criação do projeto foi a de promover e divulgar música” que atraísse um grande conjunto de pessoas, garante André Gomes. Apesar de considerar que o estilo do Bodyspace é o de “uma webzine centrada na música independente que às vezes tem umas paixonetas pelo mainstream”, Gomes desmitifica que esteja definido um público-alvo.

“Temos colaboradores que ouvem música muito distinta e é essa distinção que atrai públicos distintos todos os dias”, afirma. De acordo com a organização, a reação por parte do público também tem sido bastante positiva. Diariamente recebem feedback positivo de diversos artistas, agentes culturais e de colegas do meio.

A mudança fundamental no Bodyspace ocorreu, segundo André Gomes, em setembro de 2009, quando passou a ser possível “ouvir música sem sair do site”. A Videoteca Bodyspace, que desde o seu lançamente “passou a oferecer conteúdos exclusivos”, foi outra das mais-valias, admite.

Ao longo destes 10 anos, André Gomes assegura que se assistiu “à morte prematura de muitas publicações em papel e ao nascimento de muitas webzines” e é nesse sentido que acredita que as webzines têm de sofrer uma evolução, no sentido de que “terão que fazer mais do que dizer”. Para André Gomes, o Bodyspace tem procurado fazer isso, cada vez mais: “Queremos ter mais papel na cultura, fazer, organizar e espicaçar”. Os youtubes, os bandcamps, os bandpages e outros estrangeirismos mudaram a relação das pessoas com a música”, considera André Gomes.

Programação especial de aniversário

Para assinalar a comemoração de uma década de existência, o Bodyspace tem preparada uma série de novas iniciativas que prometem seduzir, ainda mais, o seu público, além de conquistar novos seguidores. Em 2012, André Gomes afirma que estão já pensadas algumas atividades de aniversário.

No âmbito da programação de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura vão ser gravadas e publicadas 11 videotecas. Está pensada uma exposição do ilustrador Júlio Dolbeth, com a reinterpretação de 10 capas de discos icónicos, e a assinatura de “uma espécie de residência” por 11 jornalistas do ramo musical no site.

E porque as iniciativas não acabam por aqui, foi ainda lançado um convite a 11 músicos para que elaborassem guias musicais das cidades onde residem. A iniciativa “Bodyspace au Lait”, no portuense Café au Lait, continua, um domingo por cada mês. Para setembro está prevista a “cereja no cimo do bolo”: o lançamento do novo site Bodyspace.