Com o objetivo de ser um “ponto de encontro entre organizações e profissionais dos mais variados setores de actividade”, como divulgado em comunicado, a Rede Freelancer é uma plataforma online recheada de oportunidades temporárias.

Por um lado, em algumas situações as organizações precisam de um maior número de funcionários ou de pessoas qualificadas em determinadas áreas. No entanto, essa necessidade é pontual, não exigindo um contrato permanente. Por outro, são cada vez mais as pessoas que decidem tomar iniciativa própria, tornando-se profissionais autónomos.

Apercebendo-se desta realidade, as duas partes interessadas ficam ligadas através da Rede Frealancer, que permite às organizações encontrarem e chegarem mais facilmente a esses trabalhadores que possuem as qualidades necessárias para o projeto a realizar.

O funcionamento do portal é simples: o primeiro passo consiste na publicação do projeto da organização na Rede Freelancer. A partir daqui, basta esperar pelas respostas dos freelancers com as suas propostas de licitação. A organização terá, depois, a possibilidade de escolher a oferta que mais se adequa aos objetivos pretendidos para o projeto, recrutando o ou os profissionais pelo período de tempo necessário.

Desta forma, a Rede Freelancer procura ser uma solução para as exigências e dificuldades do mercado de trabalho, simplificando a relação entre empresa e trabalhador. Os freelancers têm uma maior facilidade no acesso a oportunidades de trabalho e, simultaneamente, as organizações que procuram profissionais preparados para um projeto específico têm uma maior garantia de confiança das habilitações desse mesmo profissional.

Desde o início de 2012 que as empresas e os freelancers podem utilizar esta “ponte online” e o registo na Rede Freelancer é gratuito.