Os utilizadores dos transportes públicos do Porto já podem planear rotas intermodais em tempo real a partir do telemóvel.

O serviço da OPT – Optimização e Planeamento de Transportes foi desenvolvido em parceria com as operadoras STCP, Metro do Porto e algumas operadoras privadas da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (ANTROP), “com o intuito principal de melhorar a qualidade e o acesso à informação de transportes públicos no Porto”.

A aplicação Move-Me disponibiliza ao utilizador um conjunto de informações proveniente de diferentes operadores de transporte público, e permite planear rotas intermodais em tempo real e para diferentes meios de transporte na cidade do Porto.

Existe, ainda, a opção de Cálculo de Rota, “onde o utilizador pode calcular uma rota que interligue vários pontos por si definidos. Estes pontos podem ser paragens, pontos de interesse, ou posições GPS selecionadas”.

O projeto está em fase de implementação e foi desenvolvido no âmbito do programa europeu CIVITAS ELAN.

A aplicação está disponível para smartphones com tecnologia Android e pode ser descarregado, gratuitamente, através do site oficial. Quem não tem acesso ao serviço através do telemóvel pode usar o Move-Me através do mesmo endereço eletrónico.