Já aconteceu a qualquer pessoa que utiliza, regularmente ou não, as antigas SCUT: não ter a certeza dos valores a pagar após passar por um pórtico e perder a conta aos dias em que se pode efetuar o pagamento nos CTT ou nas payshops. O que acontece a seguir não é bonito: resta esperar por uma multa que, por vezes, chega a duplicar o valor da portagem.

Para a AroundKnowledge, uma empresa portuense, não há melhor razão para a criar uma ferramenta de planeamento e controlo de viagens nas ex-SCUT. A ideia da aplicação para smartphone AroundScuts surgiu de uma das colaboradoras desta start-up instalada na incubadora de indústrias criativas InSerralves.

“Iniciar percurso”, “Os meus percursos”, “Simulador” e “Valor em dívida” são os quatro menus da AroundScuts. No primeiro é possível “calcular os custos associados à passagem pelos pórticos”, recolhendo informações como a localização dos mesmos e os custos de passagem. Em “Os meus percursos” pode consultar-se o histórico de custo e localização associado a uma matrícula específica e, como o nome indica, o “Simulador” faz estimativas dos valores prováveis para o trajeto definido pelo utilizador, que tem a hipótese de descriminar a auto-estrada, os nós de acesso, a origem e o destino. Também através da introdução da matrícula, em “Valor em dívida”, a app tem acesso a dados do site dos CTT e é possível conferir a quantia em dívida.

Disponível para download gratuito na ItunesStore desde 9 de fevereiro, a AroundScuts já foi baixada “perto de 300 vezes”, diz o responsável, para quem este número ultrapassa expectativas, uma vez que só agora a divulgação da app está a ser feita. Por ora ainda só está disponível para o universo Apple, mas David Camarinha garante que dentro de, no máximo, 20 dias, vai ser possível descarregá-la para smartphones e tablets com sistema operativo Android.

“Embora a ideia original fosse integrar a opção de pagamento na aplicação, a verdade é que essa solução carece ainda de algumas parcerias que estamos a tentar desenvolver”, refere Camarinha. O objetivo é, por isso, procurar parceiros.

Da UP para Silicon Valley

Ao todo são 14 os colaboradores da AroundKnowledge e apresentam, pelo menos, dois denominadores comuns: todos têm menos de 30 anos e todos são formados pela Universidade do Porto (UP).

Em 2010, a empresa venceu o concurso internacional de empreendedorismo e inovação “MIT – ISCTE 100k Venture” e, desde 2011, está incubada em Silicon Valley, nos Estados Unidos da América. O projeto BIPS, que permite perceber as rotas das pessoas e as suas tendências de orientação, com recurso a um sistema de posicionamento em espaços interiores em tempo real, é o grande responsável por estas distinções.

No campo das aplicações, David Camarinha realça a AroundPorto, a app oficial da noite da cidade do Porto, com informações relativas a eventos, bares e discotecas, bem como a eCUP.Mobile, da Universidade do Porto (UP). Na calha está o desenvolvimento da app oficial de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.