Editado pela Tinta da China, “O Retorno“, de Dulce Maria Cardoso, foi selecionado por um painel de críticos literários e jornalistas como o livro do ano. Com base na sua experiência real, vivida em 1975, ainda na infância, “O Retorno” é uma ficção sobre os que chegaram a Portugal, nesse ano, após o êxodo de África, procurando a integração no meio social.

Também a jovem editora Ahab foi duplamente premiada no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim. Ao prémio para Melhor Editora do Ano juntou-se o prémio para o melhor Design de Capa para Literatura, num trabalho da responsabilidade do Studio Andrew Howard para o livro “Ágape, Agonia”, escrito por William Gaddis.

André Jorge, da Cotovia, recebeu o prémio para Melhor Editor; Rui Garrido para Melhor Designer e Pedro Tamen para Melhor Tradutor. Jorge Figueira de Sousa, da Livraria Esperança, no Funchal, foi considerado o Melhor Livreiro. O prémio para Editora Revelação foi para a Editora Abysmo e o prémio Livraria Independente foi atribuído a “Histórias com Bicho”, em Óbidos.

O Prémio pela Melhor Campanha de Divulgação de Autor Portugues foi para a Editora Objectiva, pela campanha de “O Filho de Mil Homens”, de Valter Hugo Mãe; Sara Figueiredo Costa, crítica da Ler e da Time Out, recebeu o Prémio Melhor Jornalista ou Crítico Literário e o Prémio Blogosfera e Internet foi para Maria do Rosário Pedreira pelo blog Horas Extraordinárias.

LER / Booktailors

Os prémios LER /Booktailors, apresentados por Catarina Homem Marques e Pedro Vieira encerraram com humor as Correntes d’Escritas que, durante três dias, serviram de encontro a escritores de expressão ibérica.

Entre os 20 premiados LER / Booktailors encontram-se ainda: Design de Capa de Não Ficção a Inês Sena – Índice das Covzas Mais Notáveis, Babel; Design de Capa de Colecção para Rui Garrido – obras de Philip Roth, Dom Quixote; Design de Obra Infanto-Juvenil para Bernardo Carvalho – “Livro dos Quintais”, Planeta Tangerina; Design de Arte e Fotografia – “Cine Qua Non”, do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, de Catarina Vasconcelos, Margarida Rêgo; Design em Gastronomia – “Flagrante Delícia”, da Editora Objectiva por Miguel Coelho; Design de Livro Escolar – ” ciência 5.º Ano”, Editora Sebenta, por Ballon Happy, Lda.; “Terezín” das Edições Tinta da China – Melhor Fotografia Original, de Daniel Blaufuks e Melhor Ilustração Original – Afonso Cruz, também autor de “A Contradição Humana”, Editorial Caminho.