Exceto por duas produções, uma norte-americana e outra canadiana, o primeiro domingo do Festival Internacional de Cinema do Porto foi dedicado ao cinema europeu, com duas grandes obras: “Lena” e “Hotel Lux”.

Christophe van Rompaey, vencedor do prémio “Semana dos Realizadores” em 2009, regressou ao festival com o seu mais recente filme, “Lena”.

Lena é uma adolescente solitária, com excesso de peso, que vive com a sua possessiva mãe. Para sua surpresa, começa um relacionamento com Daan, um rapaz que a trata bem mas que não é confiável. Lena vai morar com Daan e o seu estranho pai, Tom, e está disposta a fazer muito pelo seu amor. Mais do que muito.

O filme não segue um caminho previsível. Aliás, a sinopse, juntamente com os primeiros minutos da obra, parece dar a ideia de um tipo de desenrolar da história que, na realidade, não corresponde ao que vai acontecendo no ecrã. A protagonista segue um caminho que transforma uma rapariga, objeto de prazer para os homens, em alguém capaz de tudo para conseguir manter o que quer.

Dueto cómico com Estaline e Hitler

Foi uma surpresa quando António Reis, diretor do festival, subiu ao palco para chamar o realizador do filme “Hotel Lux”, Leander Haussmann, a ser exibido momentos depois.

A longa-metragem, passada entre 1933 e 1939, segue um comediante que, para fugir da Gestapo, acaba por viajar para Moscovo envergando a identidade de um foragido astrónomo, perseguido na Alemanha Nazi. Ao chegar à capital soviética, acaba por se relacionar com as mais diversas figuras do bloco comunista, tais como Estaline ou Walter Ulbricht.

Haussmann dá-nos uma comédia que consegue congregar factos históricos e identidades marcantes da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria, numa paródia que testa os conhecimentos culturais dos espetadores com cenas cómicas que permitem uma associação imediata à época, ao clima político, às pessoas. É esta associação que traz um sentimento de piada, de ironia até, que caracteriza esta produção. Para quem gosta de comédia inteligente, é um filme a não perder.