São quatro os candidatos a competir com Barack Obama por um lugar na Casa Branca, nas eleições presidenciais em novembro. Quando entramos num mês em que muito fica definido nesta corrida, o JPN apresenta-lhe o perfil de cada um dos candidatos republicanos.

Mitt Romney não é novo nestas andanças: foi um dos candidatos à nomeação do Partido Republicano nas eleições presidenciais de 2008. Coincidentemente ou não, a sua visão política tem vindo a assumir-se como mais conservadora desde que assumiu a candidatura à nomeação presidencial do partido. Tem como principais apoiantes os banqueiros de Wall Street e a ala menos conservadora do partido. Tem, atualmente, 152 delegados, ficou em primeiro lugar em oito dos treze estados que já foram às urnas e é, assim, o favorito a disputar com Barack Obama a presidência no mês de novembro.

Rick Santorum é o mais novo dos candidatos: faz 54 anos em maio. Natural de Winchester, Virgínia, é um rosto mediático nos EUA por ser comentador político no canal FOX, considerado de índole conservadora. Católico praticante, declara-se contra o casamento homossexual, aborto, métodos contracetivos e investigação de células estaminais. Afirmou, no final de fevereiro, não acreditar na separação total do Estado e da Igreja.
Não tendo uma base de apoio muito definida, tem, no entanto, a seu favor o mediatismo que o circunda. Tem, neste momento, 19 delegados e ficou em primeiro lugar em quatro estados.

Newt Gingrich ganhou notoriedade por ter sido presidente da Câmara dos Representantes durante o governo do democrata Bill Clinton. Tornou-se, assim, na maior voz de oposição do Partido Republicano. Nascido em Harrisburg, na Pensilvânia, é católico, casado pela terceira vez e tem dois filhos. É formado em História e chegou a lecionar na Georgia antes de se dedicar à política. Tem o apoio de uma forte parcela do Tea Party, um movimento populista conservador que tem vindo a crescer de importância desde o seu surgimento em 2009. Assegurou já 32 delegados e ficou em primeiro lugar nas primárias da Carolina do Sul.

Ron Paul é o mais velho e mais experiente dos candidatos: completou 76 anos em agosto do ano passado e esta é a sua terceira candidatura à presidência. É casado desde 1957. Exerceu medicina na Força Aérea Americana e foi obstetra durante mais de vinte anos. É considerado o candidato mais conservador do ponto de vista da gestão económica. Propõe que se reduza drasticamente os gastos militares, bem como acabar com o Sistema de Reserva Federal americano. As suas ideias políticas servem em muito de inspiração ao movimento Tea Party mas Paul é, ainda assim, ignorado por grande parte dos republicanos. Tem, até agora, nove delegados e não obteve a vitória em nenhum dos estados já foram a votos.