Para fazer frente a uma situação financeira pouco favorável para quem tenta tirar um curso superior nos dias de hoje, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Rendas, anunciou ontem, segunda-feira, a criação de um fundo de apoio social direcionado para alunos que não conseguem pagar as propinas.

Numa entrevista ao Diário Económico, António Rendas explica que o grupo pretende canalizar a verba aumentada às propinas este ano para o fundo específico para ajudar alunos carenciados em cada universidade. Segundo Rendas, ainda há muitas pessoas no ensino superior a quem não faz diferença dar mais trinta euros de propinas, pelo que esses alunos poderiam ajudar outros a ultrapassar dificuldades.

No entanto, não explica quem irá gerir o fundo que vai existir em cada universidade, nem adianta quem estabelece as condições de candidatura e benefício do mesmo.O número de estudantes a abandonar o ensino superior não é, para já alarmante, diz António Rendas, mas acredita que este ano possa ser o pior e, por isso mesmo, está a tomar esta medida. Para além disso, o fundo pode ajudar a colmatar a falta de bolsas de estudo.

No que diz respeito à Universidade do Porto, ainda existem bolsas de estudo por atribuir. Mesmo assim, a Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto garante que, este ano, e apesar das dificuldades, há menos desistências.