Mica Ertegun é a viúva de Ahmet Ertegun, que lançou artistas como Ray Charles, Aretha Franklin, Rolling Stones e Led Zeppelin, em 1968, catapultando a sua carreira de pequenos concertos em bares modestos com 300 pessoas para 300 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, em 1980.

Ahmet Ertegun morreu em 2006, com 83 anos, e em sua homenagem os Led Zeppelin organizaram um concerto-tributo em 2007, na O2 Arena de Londres. Foi a primeira vez que tocaram juntos em 17 anos, depois do fim da banda. Lucraram cerca de 2,5 milhões de dólares, valor que doaram a Mica Ertergun, em prol da criação de um fundo para a educação em nome do marido.

Na altura foram oferecidas bolsas de estudo a algumas instituições, mas agora o projeto ganha proporções extraordinárias. Mica Ertegun doou cerca de 31 milhões de euros à Universidade de Oxford para a criação de bolsas na área das humanidades: as Ertegun Scholarships. São 15 os estudantes que o programa pretende beneficiar este ano e, nos anos seguintes, este número aumentará para cerca de 35.

Em entrevista ao “Daily Mail”, o vice-reitor da Universidade de Oxford, Andrew Hamilton, afirmou que mais importante que a generosidade desta doação, é o seu timing, devido aos cortes no financiamento. “A verdade é que o financiamento para estudos de pós-graduação é hoje um dos maiores desafios para a investigação intensiva nas universidades como Oxford”, considera.

Os bolseiros ficarão alojados na Ertegun House, no coração de Oxford, orientados por um mentor e com acesso a diversas atividades. Em entrevista ao “Telegraph”, Mica Ertegun diz esperar que o ambiente seja familiar e que esta seja uma oportunidade para estudantes de todo o mundo. “Penso que quanto mais misturas diferentes pessoas, mais longe consegues chegar”, garante.

Esta foi uma das maiores doações à instituição, com 900 anos de história, e uma das maiores na área das humanidades. Atualmente, são mais de mil os inscritos.