Os Refused, uma das mais influentes bandas do movimento hardcore, são presença confirmada na edição deste ano do festival Optimus Alive!. Liderados pelo carismático vocalista Dennis Lyxzén, o conjunto regressou inesperadamente aos concertos, o que já não acontecia desde 1998.

Em comunicado no seu site oficial, os Refused justificam este regresso com o facto de nunca terem levado a palco o seu último álbum, “The Shape of Punk to Come”, que data de 1998. No início deste ano, a banda anunciou um primeiro concerto na Califórnia, marcado para abril. No entanto, os Refused já quebraram os catorze anos de inactividade, com um concerto na sua cidade natal, Umeå, no dia 29 de fevereiro.

A tourné de regresso chega, assim, a Portugal, depois da confirmação de concertos em conceituados festivais como o Hellfest Open Air, em França, e o San Miguel Primavera Sounds, em Barcelona. Os Refused actuam dia 13 de julho no Palco Optimus, juntamente com Stone Roses, Snow Patrol, Justice e Lostprophets. É a primeira vez que a banda atua em solo português.

O Optimus Alive!12 está marcado para os dias 13, 14 e 15 de julho, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras.