“Conta-me histórias” é uma iniciativa do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e decorre até 22 de junho. “Haverá o cruzamento entre aquilo que é um pouco da história, interesses e personalidade das bandas ou artistas convidados, e a interpretação acústica de vários temas ao vivo”, explica Mário Dorminsky, vereador do departamento da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

A interação entre músicos e espetadores será mediada pela participação de dois jornalistas convidados. O cruzamento entre entrevista e atuação é o elemento que confere à iniciativa um interesse que não é comum a um concerto normal. “Por um lado, é um concerto intimista, que é uma coisa que não deixa de ser interessante porque só os artistas com qualidade é que não têm medo de cantar em direto sem qualquer tipo de artifícios; por outro, é uma forma de conhecermos os bastidores da música e a história desses nomes da música portuguesa que vão participar nesta primeira série de eventos”, comenta o vereador.

Passaporte Cultural

O Passaporte Cultural é um projeto que consiste na distribuição de um passe gratuito que dá acesso a descontos e prémios e que tem ajudado à divulgação dos eventos culturais em Vila Nova de Gaia. “Neste momento temos 45 mil passaportes distribuídos, o que é um número muito significativo tendo em conta a população do Grande Porto”, diz o vereador. “Quem tem o Passaporte Cultural paga apenas dois euros” para assistir aos concertos do Conta-me Histórias, declara Dorminsky.

O objetivo é desenvolver uma sessão de interação, que promova uma conversa informal. Espera-se que os convidados falem sobre o processo de criação de canções, contem estórias desconhecidas das suas carreiras, expliquem o seu quotidiano e que a conversa seja alimentada pelo interesse e curiosidade do público presente. O público é chamado a intervir – pode, até, pedir temas específicos. “Pode haver perguntas em relação ao que é a atividade dos próprios artistas”, clarifica.

Entre os nomes confirmados encontram-se os Clã, que inauguram o ciclo no Convento Corpus Christi, já a 8 de março, Rita Redshoes, Mafalda Veiga, Algodão/Pac Man, Bernardo Sassetti, Luísa Amado com Victor de Sousa, Mazgani e Old Jerusalem. “Os primeiros três “Conta-me Histórias” já estão esgotados”, revela.

A seleção dos artistas foi pensada no sentido de abarcar e chegar a públicos diferenciados. “Cada um deles, na nossa perspetiva, corresponderia a um espaço específico, no que diz respeito a lotação e ambiente”, declara. Os músicos vão percorrer o património edificado do concelho, nomeadamente o convento Corpus Christi, recentemente classificado como património nacional pelo Igespar, os jardins da Casa Barbot e, ainda, o recuperado Cine-Teatro Eduardo Brazão.

“Conta-me Histórias” promete inovar o mundo do espectáculo e chegar às mais diversificadas audiências.