Pedro Medina, colombiano, é responsável pela McDonald’s do seu país, professor, empresário e economista. É também o autor da iniciativa “Yo Creo en Colombia”, criada quando o país vivia uma crise profunda em 1999, que procurou ajudar à criação de ferramentas e modelos capazes de transformar os recursos e desenvolver o potencial do país.

Numa conferência na Escola de Gestão do Porto (EGP), Pedro Medina discursou para uma plateia de alunos de Master Business Administration (MBA) e explicou como surgiu a ideia de “reconstruir” uma Colômbia que tinha “batido no fundo” a nível social e económico. A iniciativa columbiana inspirou a EGP a aplicar ideias semelhantes em Portugal, de modo a aproveitar o que o país tem de bom.

No decorrer da conferência, Pedro Medina explicou que a iniciativa procura “converter círculos viciosos e círculos virtuosos”, tentando influenciar políticos, professores, a imprensa e outros setores da sociedade. Em declarações à Lusa, Pedro Medina afirmou que, “nos momentos difíceis, muita gente valoriza aquilo que não funciona” resultando num efeito de “bola de neve” negativo. Ajudar as pessoas a reconstruir a sua confiança e ressaltar o que é bom e funciona localmente é um dos mecanismos defendidos pelo orador.

Em relação a Portugal, Pedro Medina assegurou “que o português quer seguir em frente” porque “está cansado deste padrão de más notícias sucessivas e quer romper o ciclo”. O problema parece não se saber como.