Ser groupie, apanhar uma boleia de um desconhecido, experimentar a gravidade zero ou participar num reality show são algumas das ideias que uma nova geração de websites, que incentivam os jovens a viver novas experiências, reúnem online. Estes novos espaços virtuais têm por objetivo inspirar os mais jovens a correr riscos em prole de uma história de vida mais recheada, antes da velhice chegar.

1009 coisas para fazer antes dos trinta é o título e a ideia principal de um destes sites, que agrega um conjunto de experiências a ter até se atingir a barreira tipicamente conhecida como “a idade para assentar”. O site, que nasceu de uma campanha promocional de uma bebida energética no Brasil, reúne sugestões de experiências divididas em categorias. Viagens, comportamentos, aventura e diversão são alguns exemplos das temáticas abordadas, que receberam contributos dos visitantes.

Já a rede social Day Zero tem o mesmo objetivo, mas funciona com uma lógica diferente. Quando se inscreve, o utilizador define uma lista de 101 coisas que pretende fazer, as quais deve cumprir em 1001 dias.O deadline corresponde a pouco mais de dois anos e meio, o que, segundo o criador do site, Michael Green, permite ter tempo para não desistir à primeira tentativa. Os três objetivos mais partilhados entre os utilizadores são, até ao momento doar sangue, escrever uma carta para si próprio e abrir dez anos depois e fazer uma tatuagem.

Ideias na UP

Os sites ainda estão longe de serem populares em Portugal, mas alguns estudantes da Universidade do Porto (UP) têm ideias a acrescentar. O JPN foi tentar descobrir, junto de alguns estudantes da UP, quais são os objetivos e experiências que os jovens mais ambicionam realizar nos próximos anos. As respostas foram díspares, mas a maioria tem um sonho em comum: acabar a faculdade.