Segundo a Associação do Comércio Eletrónico e Publicidade Interativa (ACEPI), em 2011, mais de cinco milhões de portugueses navegou na Internet, o que representa uma subida de 1,3% face ao período homólogo.
Este número traduz-se num total de 41 mil milhões de páginas visitadas em 2011, menos 16,4% do que no ano anterior, como consta no Netpanel da Marktest, um estudo nacional de audiências iniciado em 2011.
O Facebook lidera as visitas a páginas online, somando 11.250 milhões de páginas visitadas em 2011, correspondente a 27,4% do total das páginas acedidas. No segundo lugar na tabela, bastante mais afastado, surge o Google.pt. O motor de busca contou em 2011 com 3.779 milhões de visitas, menos 66,4% do que a rede social criada por Mark Zuckerberg. A terceira posição é ocupada pelo Youtube, o portal de partilha de vídeos mais famoso, com 1.657 milhões de páginas visitadas registadas.
No que respeita ao número de utilizadores únicos, as duas posições de topo invertem-se. O Google passa a ocupar a liderança com 4.936 mil pessoas a utilizarem o motor de busca, sem duplicação de contagem. Segue-se o Facebook com 4.734, apenas menos 202 utilizadores e, por último o Youtube, utilizado por 4.599 mil pessoas.
O mesmo estudo da Marktest informa que, em fevereiro de 2012, estas se posições se mantêm com 3.711 mil utilizadores únicos da Google, 3.499 do Facebook e 2.933 do Youtube.
O motor de busca mais popular e a rede social de Zuckerberg têm tendência a andar lado a lado quando se fala em Internet, tanto que, em 2011, o termo mais pesquisado no Google foi “Facebook”, como divulga o jornal Expresso.