O NanoCARBON da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) é um dos projetos selecionados para o Programa COHiTEC 2012.

O trabalho desenvolvido por investigadores da FCUP está relacionado com a produção sustentável de nanomateriais luminescentes biocompatíveis a não tóxicos, baseados em carbono, com aplicação em diversas áreas, desde a biomedicina à microeletrónica.

O NanoCARBON é liderado por Joaquim Esteves da Silva, docente do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP e conta, ainda, com mais três elementos: Helena Gonçalves, estudante de doutoramento em Química da FCUP, Conceição Mendonça e Teresa Vales, ambas mestres em Química pela FCUP.
Joaquim Esteves da Silva define os membros da equipa como “bastante profissionais” e afirma que o projeto foi elaborado com a expectativa de “passar esta fase” de aprovação.

O Programa COHiTEC consiste numa ação de formação na qual produtos ou serviços são avaliados e adquiridos a partir das tecnologias desenvolvidas pelos participantes do programa. O COHiTEC também é responsável por incluir na iniciativa Acelerador de Comercialização de Tecnologias (ACT) projetos que tenham um grande potencial de crescimento.

Segundo Joaquim Esteves da Silva, o projeto NanoCARBON foi desenvolvido exclusivamente para o Programa COHiTEC, embora estivesse “em curso já há alguns anos”. O passo seguinte será “montar um negócio”, uma possibilidade que se deve ao “grande potencial” de um projeto que “estuda a viabilidade comercial”. O investigador e docente da FCUP defende este tipo de iniciativas pelo apoio que é dado à “inovação”, e define como “fundamentais” os programas que nascem em faculdades e as aproximam “da comercialização que se pretende: “montar indústrias, criar empregos e criar riqueza para o país”, remata.

O Programa recebe o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e terá lugar na University of Porto Business School (EGP) e no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Teve início no dia 28 de fevereiro, no Porto, no dia 1 de março, em Lisboa e decorrerá entre março e julho de 2012.