O Sporting deixou tudo em campo esta quinta-feira à noite, frente ao Manchester City, em jogo a contar para a primeira-mão dos oitavos de final da Liga Europa. Um leão com garra e vontade de vencer deixou perplexa uma equipa do City que decerto não esperava este resultado. Um golo improvável e de grande classe de Xandão dá uma vitória importante à equipa portuguesa.

O City até começou melhor a partida, a assumir o controlo do jogo, com mais posse de bola. Mas os jogadores ingleses pareciam não acreditar nas capacidades da equipa de Sá Pinto para pegar no jogo.

A primeira grande oportunidade pertenceu a João Pereira, aos 10′, num remate que Joe Hart defendeu com segurança. A resposta surgiu dois minutos depois, através de um pontapé de canto. Kolo Touré, de cabeça, permitiu que Rui Patrício mantivesse a igualdade, com uma boa defesa. Até ao intervalo, poucas oportunidades, mas o Sporting foi ganhando confiança e começou a chegar mais perto da baliza de um City algo displicente.

Na primeira oportunidade da segunda parte surgiu o golo do Sporting. Aos 51′, um livre marcado por Matías Fernandez deu origem a uma defesa incompleta de Hart. Na pequena área, Xandão fez de ponta de lança, e num lance espetacular, fez um belo golo de calcanhar. Os “leões” estavam na frente e uma euforia contagiante cobria todo o estádio de Alvalade.

A partir do golo o Manchester começou a subir no terreno e foi criando algumas oportunidades. O Sporting até podia ter aumentado a vantagem aos 63′, mas Wolfswinkel desperdiçou um bom movimento atacante dos leões, rematando fraco para a defesa do guardião inglês.

Aos 69′, Sá Pinto trocou Matias Fernadez por Renato Neto, procurando segurar o resultado. Esta mudança deixou a equipa portuguesa mais recuada e foram os “citizens” que criaram as melhores oportunidades de golo até ao final do jogo. Kolarov, com um remate cruzado, mandou a bola à barra Aos 87′, Ballotelli, que tinha entrado para o lugar de Dzeko, cabeceou também à barra, assustando as bancadas.

Mas os jogadores do Sporting não se deixaram intimidar e demonstraram grande espírito de equipa e de sacrifício. A equipa liderada por Sá Pinto alcança assim uma vitória importante frente às estrelas de um City que parece ter deixado para a segunda-mão, a 15 de março, a hipótese de resolver a eliminatória.

United também perde

O Manchester United, a jogar em Old Trafford, perdeu frente a um Athletic Bilbao por 2-3. Nem os dois golos de Rooney chegaram para parar um Athletic que jogou com tudo e alcançou uma vitória justa num grande jogo de futebol. Os golos dos espanhóis foram apontados por Llorente, De Marcos e Muniain.

Destaque ainda para a vitória do Valência por 4-2, frente ao PSV, com Ricardo Costa a sair aos 24′ lesionado. Também o Atlético de Madrid venceu a armada portuguesa do Besiktas por 3-0.