O projeto anual ANIMAR, dedicado ao cinema de animação, decorre até junho. Neste âmbito, estreia no próximo dia 10 de março, no Teatro Municipal de Vila do Conde, o espetáculo “Promeneu”, uma co-produção entre o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, o Teatro de Formas Animadas e a Casa da Música.

A peça põe em cena a odisseia do titã gredo Prometeu, contada numa recriação ocidental do Wayang Kulit, famoso teatro de sombras indonésio. O trabalho inspira-se nas raízes tradicionais que são aliadas às tecnologias e linguagens atuais e da nossa cultura.

As silhuetas ou marionetas que entram em palco são manipuladas através de uma mesa retro-iluminada, a partir da qual as imagens, captadas por uma câmara de vídeo, são tratadas por um sistema informático de modo a serem projetadas numa tela. A música e os efeitos sonoros utilizados na peça são da autoria de um músico que as produz ao vivo.

Com data de apresentação marcada para dia 10 de março às 16h00 no Teatro Municipal de Vila do Conde, o espetáculo vai ser repetido para todo o público no dia 17 às 21h30. Durante a semana de 12 a 16 de março está prevista a organização de sessões fechadas para grupos escolares.

A restante programação do ANIMAR 7 é composta por sessões de cinema, ateliês e atividades para escolas e professores.