Segundo a Universidade do Porto (UP), o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho vai marcar presença na cerimónia que assinala os 20 anos da introdução da Bioética Científica, e que decorre no próximo dia 16 de março nas instalações da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Presentes estarão, também, o diretor da FMUP, Agostinho Marques e o diretor do Serviço de Bioética e Ética Médica da FMUP, Rui Nunes.

No evento, que começa pelas 18h00 no Auditório do Centro de Investigação Médica da FMUP, será atribuído o Prémio Nacional de Bioética a Tristram Engelhardt Jr, autor de diversas obras sobre a Bioética, professor de Filosofia da Rice University – Texas e da Baylor College of Medicine.
A entrada nesta sessão é livre.

Ainda no mesmo dia, e na cidade Invicta, o primeiro-ministro marca presença na cerimónia de entrega dos Prémios ACP/UP – Diogo Vasconcelos. Estes prémios foram criados pela Associação Comercial do Porto (ACP), em parceria com a UP, para distinguir projetos de investigação e empreededorismo. Os vencedores recebem um prémio pecuniário no valor de 7500 euros mas, às categorias de prémios “Applied Research” e “Technology Export” a ACP, juntamente com a UP, atribuirão um prémio de 15 mil euros.

Desta vez, a cerimónia decorre não nas instalações da FMUP, mas no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, pelas 20h30. Os vencedores dos prémios ACP/UP – Diogo Vasconcelos e restantes galardões, vão receber as distinções das mãos do atual primeiro-ministro.

Passos Coelho vai inaugurar, ainda no Palácio da Bolsa, uma exposição de fotografia alusiva à segunda fase das obras de reabilitação do edifício. Esta exposição vai estar aberta até ao dia 8 de abril e conta com as imagens do fotógrafo Luís Ferreira Alves.