O artigo “Three decades of high-resolution coastal sea surface temperatures reveal more than warming”, publicado na revista “Nature Communications“, revela que as áreas costeiras estão entre os ecossistemas mais expostos ao aquecimento global, o que poderá ter consequências para a biodiversidade.

O estudo [PDF] é da autoria de Fernando Lima, investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (UP), e de David Wethey, da Universidade da Carolina do Sul (EUA).

A análise a três décadas das temperaturas de todas as zonas costeiras do planeta, obtidas por satélite e cedidas pelo National Climate Data Center, da National Oceanic and Atmospheric Administration, demonstra que, embora 71% das áreas costeiras estejam a aquecer significativamente, as taxas de aquecimento têm sido heterógeneas.

Por outro lado, 46% das zonas costeiras têm vindo a sofrer uma diminuição na frequência de eventos extremamente frios, enquanto o número de dias extremamente quentes tem vindo a aumentar em 38% da área.

Estes dados mostram que o aquecimento global é muito mais do que um simples aumento homogéneo e monotónico das temperaturas e que as zonas costeiras, embora representem apenas uma pequena fração dos oceanos, são muito importantes para o Homem. “Fornecem cerca de 50% de todos os bens e serviços que a humanidade obtém dos ecossistemas”, afirma Fernando Lima, autor do artigo, ao JPN. “A importância da costa para países como Portugal é inegável”, acrescenta.

Sobre a importância deste estudo, o investigador do CIBIO/UP, defende que os resultados “permitem observar as alterações climáticas a uma resolução espacial muito alta”, mas “sem perder o contexto global”. Para além disso, “disponibiliza nova informação” aos estudos já existentes sobre o tema.

Os resultados do estudo estão disponíveis no site Coastal Warming. A ferramenta permite, quer numa aplicação em “Flash”, quer no Google Earth, selecionar uma porção costeira, extrair dados e observar o quanto essa zona tem aquecido ou arrefecido, bem como ter acesso a todas as estatísticas calculadas, comparando com outras áreas e descarregar os dados de forma gratuita para futuras utilizações.