O presidente da Federação Académica do Porto (FAP) lamentou que salas de estudos da Universidade do Porto (UP) tivessem de fechar mais cedo por restrições orçamentais. Luís Rebelo afirmou que, no seu conhecimento, não havia salas de estudo abertas após as 23h00. “O que se tem passado tem sido transversal a várias faculdades”, defende, dando como exemplo a Faculdade de Engenharia, “que tinha um horário de 24 horas e agora vai passar a ter um horário mais reduzido”.

No entanto, fonte da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) garantiu ao JPN que tal afirmação não corresponde à verdade. Segundo a mesma fonte, a disponibilidade das salas foi ajustada de acordo com as necessidades dos estudantes, através da afluência verificada. A FEUP garante ainda que tem ao dispôr duas salas de computadores e quatro de estudo abertas entre as 07h00 e as 02h00, durante sete dias por semana, além de uma sala de estudo aberta todos os dias entre as 20h00 e as 07h00.

Para Luís Rebelo, a redução dos horários “em época de exames não é minimamente aceitável” e garante que a FAP pretende fazer pressão para que, “pelo menos em época de exames, as salas possam estar abertas num horário muito mais alargado”. Também sobre este assunto a FEUP declarou que, em épocas de exames e sempre que haja afluência que o justifique, as salas de estudo passam a funcionar de acordo com as necessidades, chegando algumas a estar abertas 24 horas por dia, toda a semana. Mas Luís Rebelo destaca que existem “faculdades que implicam muito trabalho contínuo, ou seja, que não se prendem apenas com trabalho na época de exames”.

O presidente da FAP referiu também que a Faculdade de Direito da UP (FDUP), “neste momento, está a encerrar relativamente cedo”, mas em contacto com a instituição a mesma apenas declarou que a “FDUP não verifica qualquer alteração em relação a este assunto [salas de estudo]”.

Entretanto, a FAP vai tendo em vista o seu “Pólo Zero”, com abertura programada para junho, que pretende ser “a grande resposta da federação para este tipo de restrições”.