A competitividade, a emoção e a imprevisibilidade da primeira liga prometem continuar nesta 23.ª jornada, pelo menos no que à luta pelo primeiro posto diz respeito. O FC Porto, que entra em campo hoje às 19h00, na Madeira, frente ao Nacional, pode beneficiar do facto de ser o primeiro a atuar para, se vencer, pressionar os adversários. O Benfica joga logo a seguir, às 21h15, em casa, frente ao Beira-Mar. Já o Braga joga em Santa Maria da Feira a partir das 20h15, sábado.

Dragões sem Hulk, mas em vantagem nos confrontos na Choupana

Jogar a 600 metros de altitude e, normalmente debaixo de nevoeiro, não é fácil, ainda por cima quando o adversário em causa é a sempre aguerrida e lutadora equipa do Nacional. Se é verdade que uma deslocação à zona alta do Funchal figura sempre entre as mais complicadas na temporada, também é certo que, aqui, os dragões não se costumam dar mal. Em 12 duelos disputados no Estádio da Madeira, para o campeonato, o Nacional apenas venceu por uma vez, na temporada 2007/2008, nos tempos de Jesualdo Ferreira. As últimas três deslocações do FC Porto ao reduto do Nacional têm sido até bastante tranquilas. Os azuis e brancos venceram todos, marcaram 10 golos e sofreram apenas 2.

Para o encontro de mais logo, Vítor Pereira não poderá contar com Hulk, que no desafio contra a Académica viu o 5.º cartão amarelo, e por isso cumpre castigo. De fora estão também Fernando, Varela, Djalma e Danilo, todos lesionados. Nesse sentido é provável que o técnico portista coloque Defour como ‘trinco’ e Cristian Rodríguez no tridente ofensivo. Apesar de todas as ausências e da magríssima vantagem de um ponto, Vítor Pereira não sente pressão, porque “o FC Porto joga sempre com o sentido da vitória”.

Pablo Aimar de regresso à Luz

‘El mago’ é a principal novidade na convocatória de Jorge Jesus para o desafio com o Beira-Mar, 13.º classificado, depois de ter estado afastado dos últimos dois jogos das águias. Em sentido contrário está o lateral uruguaio Maxi Pereira, castigado, que se junta a Garay, lesionado, na lista de indisponíveis.

Na antevisão do encontro, Jorge Jesus disse que, apesar de se tratar de um jogo “teoricamente mais fácil”, cabe ao Benfica mostrar isso em campo, com “muita humildade e respeito”. O técnico aproveitou para recordar que, num campeonato muito equilibrado, o Benfica “espera que os oponentes percam pontos, e vice-versa”.

O histórico mostra que o Beira-Mar não vence na Luz desde a 22 de janeiro de 2005, uma vitória por 2-0 mas que, ainda assim, não impediu os encarnados de serem campeões, com Trapattoni aos comandos da equipa.

Braga frente a um Feirense que apenas perdeu com Sporting e Benfica

O clube de Santa Maria da Feira será, por certo, um osso duro de roer para um Sporting de Braga que insiste em não assumir, pelo menos em público, a candidatura ao título. Em 11 jogos a contar para o campeonato, os homens de Quim Machado apenas chumbaram em duas ocasiões: frente ao Sporting, na 9.ª jornada, e ao Benfica na 17.ª ronda. No entanto, só por duas vezes somaram os três pontos e, por conseguinte, têm sete empates.

O Braga vai à Feira desfalcado. Rúben Amorim, Paulo Vinicius, Baiano e Ewerton são baixas confirmadas, todos devido a lesão. Alan realizou ontem treino condicionado. Já Nuno André Coelho está apto para o confronto com o penúltimo classificado da liga. Escusado será dizer que para o ataque à 12.ª vitória consecutiva, Lima é seta apontada à baliza do Feirense, ele que marcou 8 golos nos últimos 5 jogos.

Sporting joga em Barcelos depois da jornada europeia

Depois do jogo em Manchester, que deu o apuramento aos quartos de final da Liga Europa, o Sporting tem na segunda-feira (20h45) um compromisso em Barcelos, frente ao Gil Vicente. Na memória de todos os sportinguistas está a goleada (6-1) inflingida aos gilistas, na primeira mão. Os leões poderão aproveitar o mau momento do Gil, que somou apenas um empate nas últimas quatro jornadas do campeonato, na tentativa de fugir ao Marítimo, que vai a Setúbal no domingo.