O concerto dos Anaquim no Hard Club do Porto é já amanhã, 17 de março, às 22h00. “Espero que corra bem e que o público do Porto curta muito”, disse ao JPN José Rebola, letrista e vocalista da banda.

Além da apresentação do novo albúm, “Desnecessariamente complicado”, o alinhamento vai incluir algumas músicas do albúm anterior, “As Vidas dos Outros“.

Os bilhetes têm o custo de 10 euros e ainda se encontram lugares disponíveis. Durante o dia de amanhã, vão estar à venda no Hard Club, a partir das 14h00 até à hora do concerto. As portas abrem às 21h00 e o espetáculo é na sala 2.

Anaquim começou por ser um projeto pessoal de José Rebola. O novo albúm compila músicas da quase exclusiva autoria de José, mas reflete um coletivo olhar atento e crítico-interventivo sobre a situação socioeconómica do país. A banda cujo nome é inspirado em Anakin Skywalker (personagem da saga “Guerra das Estrelas”), surge com um novo disco de “luta contra o lado negro da força”.

“Desnecessariamente complicado” é o segundo albúm da banda que fez as suas primeiras gravações em 2008 com o trabalho “Prólogo”. O albúm de estreia de Anaquim foi lançado em 2010 – “As Vidas dos Outros” – e foi eleito pela BLITZ um dos “Dez Melhores Álbuns Nacionais”. O albúm lançado a 13 de Fevereiro aproxima-se do estilo rock, mas não abandona o que mais caratecteriza a banda: swing, country, jazz manouche, cabaret e música portuguesa.

É composto por 14 temas originais, produzido por Gil Figueiredo e conta com convidados musicais, como é o caso de Viviane Parra, ex-vocalista dos Entre Aspas, em “Onde acaba o Oeste?”. O novo single pode já ser ouvido no MySpace da banda, e o vídeo, gravado no sótão da casa dos avós do vocalista, também já está disponível.

A voz de Anaquim, personagem que representa a visão da banda sobre o mundo que a rodeia, segue a linha de raciocínio do primeiro albúm, mas torna-se mais direta e arrojada. Na capa do disco, José Rebola aparece em cima de um escadote a pintar de branco uma parede. Simplificar é o mote de “Desnecessariamente complicado”.

Nos últimos dois anos, os Anaquim deram dezenas de concertos e marcaram presença em festivais como Sudoeste, Super Bock em Stock e Marés Vivas. Vão, ainda, passar hoje, sexta-feira, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, e na MusicBox, em Lisboa (20/3).