Arrancou hoje, segunda-feira, o concurso público para a construção das instalações do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), da Universidade do Porto. De acordo com o anúncio publicado em Diário da Republica, o projeto tem o valor base de 13,5 milhões de euros e as propostas deverão ser apresentadas até o final de abril. O prazo de construção é de 24 meses, após a concessão da obra, sendo prevista a sua conclusão para 2014.

Lançado em 2008, O I3S resulta da ligação entre os institutos de Biologia Molecular (IBMC), de Patologia e Imunologia Molecular (IPATIMUP) e de Engenharia Biomédica (INEB), contando ainda com a parceria da Câmara Municipal do Porto e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

O novo centro de investigação vai desenvolver estudos integrados nos domínios da biomedicina e da saúde, aproveitando as competências dos três institutos em áreas como a genética, imunologia, neurociências, evolução, biologia estrutural e bioengenharia. Pretende-se que envolva mais de 250 doutorados, perto de 250 alunos de pós-graduação e um número de colaboradores superior a 700.

O projeto prevê a construção de um edifício de 14 mil metros quadrados, inteiramente dedicado a laboratórios e serviços de investigação. A sua localização deverá ser junto ao atual IPATIMUP, no pólo da Asprela.

A construção terá a comparticipação de 17 milhões de euros atribuídos pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2).