A cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia são palavras que englobam uma só: moda. As tendências para o outono/inverno vão estar em destaque em mais uma edição do Portugal Fashion, entre os dias 21 e 24 de março.

A 30ª. edição do evento começa, excecionalmente, em Lisboa no MUDE, o Museu do Design e da Moda, e na Sociedade de Geografia de Lisboa. Nos restantes dias, a anfitriã do Portugal Fashion continua a ser a cidade Invicta. A garantia é dada por Rafael Rocha, da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE): “a 30.ª edição do Portugal Fashion vai ser repartida entre Lisboa e Porto, de forma a dar mais força promocional ao nosso projeto de divulgação das criações e dos criadores nacionais”.

Ainda assim, Rafael Rocha lembra que o Portugal Fashion não se limita às duas maiores cidades do país. “Apesar de sediado no Porto, o Portugal Fashion conheceu, ao longo da sua história, edições em várias cidades do país, como Lisboa, Figueira da Foz, Portimão ou Funchal”, remata.

Na Alfândega do Porto estão previstos “32 desfiles de moda, nos quais vão participar 19 criadores e 17 marcas (de vestuário e de calçado)”. A organização espera receber “cerca de 45 mil pessoas nos quatro dias do evento”, diz Rafael Rocha. Quanto aos novos criadores, são “nove os jovens que têm a possibilidade de apresentar os seus projetos e quem sabe vingar no mundo difícil da moda”, afirma o representante da ANJE.

Portugal Fashion: o cruzamento entre a moda e a cultura

O tema da 30ª. edição é “Cross”, “o que remete, precisamente, para uma ideia de movimento entre diferentes pontos e realidades”, como explica Rafael Rocha da ANJE.

Com 17 anos de história, o Portugal Fashion já se começa a afirmar além-fronteiras. Desde 1999, o evento já faz parte dos circuitos internacionais e integra o programa das semanas da moda de São Paulo, Nova Iorque, Barcelona e Paris.

A 30ª. edição do Portugal Fashion conta com a presença dos estilistas Fátima Lopes,
Já são presenças habituais os conceituados estilistas, Fátima Lopes, Luís Buchinho e Filipe Oliveira Baptista.

No primeiro dia de evento, a 21 de março, no MUDE, destaque para a coleção de Filipe Oliveira Baptista, às 21h00. No segundo dia, e já no Porto, as 23h00, Luís Buchinho apresenta a coleção de knitwear. Na sexta-feira, 23 de março, às 22h30, a estilista Teresa Martins apresenta a “TM colection”. A terceira noite do evento só termina com a apresentação da coleção de Miguel Vieira.

Fátima Lopes é a anfitriã da quarta e última noite do Portugal Fashion. Depois de um dia de apresentações de marcas e estilistas como a Lion of Porches, Katty Xiomara e Luís Onofre, Fátima Lopes apresenta a sua coleção às 23h30.

O acesso ao evento é “feito mediante convite da organização do Portugal Fashion”, segundo as declarações dadas pela ANJE, ao JPN.