As cantinas da Universidade do Minho (UM) têm, a partir de hoje, segunda-feira, uma nova modalidade de refeição. Até agora, quem escolhia almoçar ou jantar numa cantina da UM tinha direito a uma sopa, pão, prato, sobremesa e bebida por 2,45 euros. Os Serviços de Ação Social da Universidade Minho (SASUM) decidiram criar uma nova opção para os estudantes que procuram as suas cantinas e a sopa, o pão, o sumo e a sobremesa deixaram de fazer parte no novo “menu simples”, que custa 1,95 euros.

Menu simples na UP?

Sobre a implementação de um menu simples a um preço reduzido, à semelhança do que aconteceu nas cantinas da UM, os Serviçoes de Ação Social da Universidade do Porto não fizeram qualquer comentário.

Celeste Pereira, diretora do Departamento Alimentar dos SASUM, diz que estas novas senhas simples vão ajudar os alunos a “completar as suas necessidades nutricionais, os seus hábitos alimentares e capacidade económica”.

A ideia de criar um menu simples vem cumprir um dos objetivos traçados pelos Serviços de Ação Social da UM: “a promoção de hábitos saudáveis e variados” aumentando, desta forma, o número de ofertas para os alunos da universidade. A diretora acrescenta, ainda, que o menu simples ajuda a combater o desperdício de comida por parte de alguns alunos.

A diferença de preço entre os dois tipos de refeição é de 50 cêntimos. 1,95 euros foi o preço mais “justo” encontrado. Celeste Pereira diz que foi feita uma análise de custos tendo em vista as refeições subsidiadas que podem oferecer aos alunos. A diretora do Departamento Alimentar espera uma grande adesão da parte dos alunos.

Do prato económico ao prato gourmet

A implementação destas senhas simples não é a única novidade em que as cantinas da Universidade do Minho apostam. Em parceria com uma marca de refrigerantes, os alunos do polo de Guimarães viram a sua cantina transformada num restaurante Gourmet. Os estudantes puderam desfrutar de uma refeição diferente do habitual, confecionada pelo chef José Avillez.