O Instituto de Engenharia Mecânica (IMDEC) é uma associação privada sem fins lucrativos. Nasceu a 10 de abril de 1992, no âmbito do Programa Ciência e é resultado de uma ação conjunta dos Departamentos de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), onde está instalado, e do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST).

Desde que foi fundado, o IMDEC proporciona um espaço aberto a docentes e investigadores, não só da FEUP e do IST, como também a professores de outras instituições portuguesas de ensino para o desenvolvimento de projetos de investigação nas áreas de engenharia mecânica.

Apesar do IMDEC completar 20 anos só no dia 10 de abril, esta quarta-feira a FEUP já dá início às celebrações, com um ciclo de palestras que se vão realizar nos dias 21 de março, 10 de abril, 2 de maio e 30 de maio.

A primeira palestra, a ser realizada já esta quarta-feira, conta com o presidente da comissão executiva do Partex, uma companhia de petróleo. O convidado vai falar sobre o “Papel do conhecimento e dos Recursos de Energia”, pelas 17h00 na FEUP.