A Universidade do Porto (UP) tem um programa marcado por várias iniciativas que vão decorrer durante o dia 22 de março. De manhã, a inauguração do novo pavilhão desportivo vai marcar a atualidade, ao passo que à tarde o ponto alto da cerimónia será o discurso do primeiro ministro no encerramento das cerimónias.

De manhã, pelas 11h00, no pólo da Asprela, terá lugar a inauguração do pavilhão desportivo “Luís Falcão”, junto da Faculdade de Engenharia. A infraestrutura vem responder a um pedido que vinha sendo frequente por parte dos estudantes e estará apto para receber modalidades de pavilhão.

O momento alto das comemorações é o conjunto de iniciativas a decorrerem no salão nobre da Reitoria Universidade. Assim, a praça Gomes Teixeira, ou Praça dos Leões, como é conhecida pelos estudantes, vai receber alunos e ex alunos, professores e funcionários a partir das 16h00, na sessão solene de abertura. O orador convidado na sessão será o cientista Alexandre Quintanilha, além de outros convidados a discursar durante a sessão.

Paulo Azevedo, presidente do Conselho de Curadores da UP, e Luís Portela, presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto, terão lugar para discursar na cerimónia. Também os alunos e os funcionários não docentes vão ter direito a voz perante a comunidade. Luís Rebelo, presidente da Federação Académica do Porto, vai representar os estudantes da UP e Claúdia Almeida estará pelos funcionários não docentes da UP.

Na sessão solene serão entregues dois prémios: o prémio de Incentivo, entregue aos melhores estudantes do primeiro ano de cada faculdade, e o prémio excelência e-learning da Universidade do Porto, que distingue os docentes da UP que utilizam plataformas e-learning no seu método de ensino.

No encerramentos das cerimónias, que marcam o fim do ano do centenário, irá estar presente o primeiro ministro, Pedro Passos Coelho, além do reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, que deve também tomar as rédeas da intervenção de encerramento.

Às 18h30, na praça dos Leões, vai ser descerrada a lápide de “Encerramento das Comemorações do Centenário da Universidade do Porto” e, às 18h45, no Salão Nobre do edificio da reitoria, será lançado o livro “Cem anos – 100 palavras”, obra que agrega os cem melhores micro-contos do concurso lançado no ano passado, cujos prémios serão também entregues na altura.

O dia fica, ainda, marcado pela abertura da 10.ª Mostra da Universidade do Porto e das inscrições para a Universidade Júnior. A começar no presente mês de março e prolongando-se até março de 2013, também o Orfeão Universitário do Porto está a celebrar o centenário.