O Festival para Gente Sentada é uma montra para novos cantores e compositores e veio preencher uma lacuna no mercado nacional de oferta musical, “para um público mais exigente e de uma faixa etária mais elevada”.

O Gente Sentada orgulha-se do seu “tamanho” e do seu caráter intimista, onde a música é uma experiência total. Nas palavras de Clara Guedes Pinto, da organização do festival, “há momentos no Festival Para Gente Sentada em que conseguimos ter um silêncio quase absoluto, numa sala com 600 pessoas e isto, num conceito de festival, é incrível”.

O cartaz deste ano conta, no primeiro dia, com os portugueses Aquaparque – banda de Santo Tirso que vai ao festival apresentar o seu segundo álbum, “Pintura Moderna” – e o trio coimbrense Jigsaw, considerados pela revista holandesa “Heaven Magazine” como um dos projetos Indie Folk mais interessantes e originais do continente europeu. Os mais esperados do dia 24 são os norte-americanos Low, banda de referência do Indie Rock.

Para dia 25, o primeiro concerto está a cargo dos The Telegram, um duo folk de Santa Maria da Feira e Espinho, que aquecem a sala para Thomas Belhom e os muito esperados Tindersticks. Os britânicos apresentam no Festival Para Gente Sentada o seu mais recente álbum, “The Something Rain”, que só chegará às lojas em Portugal no final do mês de fevereiro.

O festival acontece no pequeno Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, e a organização confirma que a sala está praticamente lotada, uma vez que “este é já um ponto de paragem habitual no roteiro dos festivais alternativos”. Os bilhetes podem ser comprados online ou nos postos de venda habituais, a 22 euros para um dia e a 33 para os dois.