Os eventos de moda são, geralmente, associados a cidades como Paris, Milão ou Barcelona. Mas, desta vez, Kiev, na Ucrânia, foi o centro das atenções dos estilistas e demais profissionais do mundo da moda.

O evento “EuroFashion” assinalou a 30.ª edição da Semana de Moda da Ucrânia e foi palco para criadores europeus divulgarem as respetivas coleções. Maria Gambina foi a designer que representou Portugal naquele que é um dos mais importantes eventos de moda do leste da Europa. A criadora portuguesa apresentou a sua mais recente coleção, para o inverno 2012/2013, intitulada “Otherness”.

A organização da 30.ª edição da Semana de Moda da Ucrânia combinou futebol e moda num evento único que teve como pano de fundo o campeonato europeu do futebol deste ano. Foram convidados 16 designers de moda dos países que estão qualificados para o Euro 2012, entre os quais Portugal.

O que inspira Maria Gambina

Maria Gambina falou com o JPN e contou que o evento foi “muito bem organizado”, uma experiência “muito rica” porque trabalhou com pessoas “completamente diferentes”. A criadora portuguesa não esperava o convite para participar na Semana de Moda da Ucrânia, mas ficou “muito contente” porque “é muito bom” o seu trabalho ser reconhecido.

“Otherness” foi a coleção que Maria Gambina apresentou no evento e teve como fonte de inspiração “o hóquei feminino”, sendo que “a silhueta é em Y” e, por isso, os ombros são largos. A coleção é “muito gráfica”, no sentido em que o desenho das peças que servem de proteção no hóquei foram trabalhados de forma “muito delicada”, afirma. Em relação à cor e estampados, os álbuns de Elizabeth Fraser inspiraram Maria Gambina para fazer a paleta de cores.

Se cada coleção tem uma atitude, a designer portuguesa decidiu apostar em algo “descontraído” que está relacionado com “o trabalho de Kate Tempest”, poetisa e cantora hip hop, acrescenta.

As coleções de Maria Gambina estão quase sempre ligadas à música. Aconteceu na coleção de 2000 sob o título “Music is my life” e, em 2004, com o tema “The dark side of the dèlicatessen”. Na sua mais recente criação, as coisas “não têm nada a ver umas com as outras”. No entanto, são coisas que despertam a atenção da criadora e por isso o nome “Otherness”.

Maria Gambina, a marca, é hoje “muito fiel a si própria”, tem sempre muita influência “no desporto, na rua e na forma delicada de trabalhar os detalhes”. “Não tenho grande preocupação em trabalhar a mulher de uma forma sensual e sexy”, explica Maria Gambina, que trabalha a mulher de uma maneira “descontraída, criativa e com personalidade”, algo que vai continuar a fazer e a evoluir.