A segunda edição da iniciativa “Limpar Portugal” vai acontecer este sábado. Por todo o país, vários voluntários vão dedicar-se à limpeza de várias zonas de Portugal. No Porto, vão formar-se 15 grupos, que se vão espalhar um pouco por toda a cidade. O espaço que requer mais atenção das equipas de limpeza e é, por isso, “o mais emblemático” é a escarpa do rio Douro, diz a organizadora da iniciativa portuense, Judite Maia-Moura. Esta zona é aquela que precisa de uma intervenção mais profunda por ser a que se encontra mais suja.

Todos os voluntários terão de se encontrar às 9h00, no ponto de encontro mais próximo das suas localidades. A lista completa de locais de encontro pode ser consultada no website da iniciativa. Para aqueles que se quiserem dedicar à limpeza da escarpa do rio Douro, as atividades começam às 8h30, servindo a junta de freguesia do Bonfim como ponto de encontro. À tarde, quem terminar a limpeza das outras zonas, junta-se no trabalho da escarpa, que requer mais atenção.

Na invicta, a iniciativa conta com o apoio de orgãos do poder local. Juntas de freguesia e Câmara Municipal do Porto (CMP) juntam-se aos manifestantes para ajudar a despoluir a cidade. A CMP fornecerá ferramentas e encarregar-se-á do transporte do lixo recolhido.

Na zona do Grande Porto, também há grupos para limpar outras cidades. Contudo, a adesão revelou-se mais pequena, sendo poucos os conselhos desta área que têm grupos ligados à iniciativa. “Santo Tirso e Vila Nova de Gaia”, resume Judite Maia-Moura, são as cidades que também vão receber voluntários.

Apesar da fraca adesão, a organização está confiante no sucesso da iniciativa. As inscrições ainda estão abertas, mas o grupo já conta com cerca de 300 membros. “Vamos limpar o Porto” é o lema que os voluntários querem tornar realidade.