A dupla Hugo Veiga e Fernando Lopes, Diogo Miranda, Teresa Martins, Luís Buchinho e Miguel Vieira foram as grandes figuras deste segundo dia. Todos eles presenças habituais, que não deixaram de mostrar de forma peculiar as principais tendências para o próximo inverno. Destaque ainda para os jovens criadores, que continuam a encantar com coleções marcantes e concetuais.

LiV by Hugo Veiga e Fernando Lopes

No início de mais um serão do Portugal Fashion, a dupla Hugo Veiga e Fernando Lopes apresentou uma coleção inspirada no Rugby e na forte imagem dos desportistas. No fundo, os criadores tentaram conciliar uma montra marcadamente masculina com aspetos bastante femininos e sensuais. Utilizaram técnicas tradicionais como o trapilho da tapeçaria portuguesa, jerseys, canelados e ribs, em tons de pele e azuis ultramarinos.

Diogo Miranda

O designer Diogo Miranda trouxe não uma, mas duas visões opostas para a próxima estação. Na primeira coleção apresentou linhas puras e minimalistas, provando que, por vezes, menos é mais. Apostou em cortes rigorosos e novos materiais, criando assim uma linha muito clean, única e exclusiva.

E se na primeira coleção o lema foi “less is more”, na segunda reinou o excesso, o brilho e o glamour. Tendo como pano de fundo o nova-iorquino Studio 54 durante os anos 70, o destaque foi para os cetins brilhantes, as lantejoulas e as cores quentes, provando que o inverno também é uma época de diversão.

Luís Buchinho

Luís Buchinho voltou a assumir o protagonismo. Depois de ter apresentado a sua linha Knitwear na noite passada, o designer voltou à passerelle da Alfândega, mantendo a calçada portuguesa como a grande inspiração por detrás deste inverno.

Os blocos de cor, em diferentes tons de azul e de pedra, e as sobreposições de materiais e técnicas contrastantes marcaram o ritmo dos coordenados, e os padrões e cortes geométricos estabeleceram a ponte com o tema da coleção. O resultado foi um visual muito moderno e urbano, com o equilíbrio perfeito entre o desportivo e o sofisticado – como de resto já vem sendo hábito nos desfiles de Buchinho.

TM Collection by Teresa Martins

E talvez a grande surpresa da noite tenha sido o desfile de TM Collection. Tendo os habituais modelos sido substituídos por um grupo de bailarinos e o desfilar tradicional dado lugar a uma forte narrativa corporal, Teresa Martins mostrou que a moda pode ser muito mais do que apenas roupa.

A música forte anunciava uma revolta contra o bullying e a necessidade de amor próprio e de aceitação. E as peças de roupa, feitas para mulheres reais, prometiam uma naturalidade e um conforto capazes de transmitir força, confiança e bem-estar. No final, não houve um elemento do público que não se sentisse sensibilizado e esta coleção, que se declarou como um hino à identidade de cada um, teve direito à primeira ovação em pé do 30.º Portugal Fashion .

Miguel Vieira

E para terminar a noite em grande, a Alfândega do Porto fez silêncio não para cantar, mas para ver o fado. Provando que o fado é uma tradição bem viva e que continua apelativo a qualquer geração, Miguel Vieira encerrou a noite com uma coleção muito especial, dedicada a este Património da Humanidade que é tão exclusivamente português.

Os tecidos nobres como a pele, o cetim, o pelo ou o veludo surgiram em ricas combinações de preto e dourado, imprimindo nos coordenados o dramatismo e a imponência das velhas fadistas. Sempre com a sofisticação que tanto caracteriza o trabalho deste designer, o fado viu-se então renovado, numa coleção que partiu do popular para um destino luxuoso e aristocrático.

Espaço Bloom

Aberta a sala dos jovens criadores, o Espaço Bloom tem sido a grande aposta do Portugal Fashion. Já lá vão quatro edições e nunca o evento deixou para trás os iniciantes, de tal forma que as bancadas falam por si.

Com temas distintos, arrojados e concetuais, os espetadores do evento já não prescindem de ver as coleções dos jovens promissores do mundo da moda em Portugal.
À conversa com o JPN, Teresa Abrunhosa, estreia no Espaço Bloom, diz ser uma grande ajuda para quem está a começar, senão mesmo a melhor neste meio onde podem contactar com todo os profissionais da área.

A Alfândega vai continuar com o evento e, para o terceiro dia, a agenda reserva-nos nomes aclamados como, Katty Xiomara, Fátima Lopes, Luís Onofre e, ainda, os setores indústria e calçado.