Foi a Carlos Gil, Katty Xiomara e Fátima Lopes a quem a organização entregou o cartão de encerramento de mais um Portugal Fashion. Repleto de tendências para o inverno de 2013, a Alfândega fechou assim portas àquele que é um dos maiores acontecimentos de moda do país.

Carlos Gil

Coube a Carlos Gil a abertura da passarela principal, neste terceiro e última dia do 30.º Portugal Fashion. Uma coleção inspirada numa das épocas considerada por muitos como a mais bonita e sensual do século XX. O designer passou para o público silhuetas extremamente femininas, com formas acentuadas, ombros e ancas realçadas a marcar a cintura. Uma montra repleta de cachemiras e lãs, com toques vintage, aos quais se juntaram elementos militares e austeros.

Katty Xiomara

Numa altura em que tanto se fala de crise, Katty Xiomara convida-nos a olhar para o futuro. Mas não um futuro qualquer. Bebendo inspiração dos anos 60, a designer mais romântica e sonhadora do Portugal Fashion propõe para o próximo inverno uma estética retro futurista.

O resultado foi um antagonismo entre passado e futuro, entre doçura e rebeldia. Os vestidos baby doll, os laços e as soquetes remetem para colegiais bem comportadas, enquanto as rendas reveladoras, os pormenores manchados e as madeixas coloridas deixam antever uma atitude desafiadora e inconformista. No fundo, trata-se de uma coleção que nos traz a feminilidade habitual de Katty, apimentada por uma nova atitude.

Fátima Lopes

Mais uma vez, coube à designer portuguesa mais afamada a honra de encerrar mais uma edição do Portugal Fashion. Depois de três dias de muita moda e criatividade, a Alfândega do Porto despediu-se desta 30.ª edição com uma coleção “à flor da pele”, ao explorar a morfologia e a versatilidade do corpo humano.

As peles, os tons carnais e as silhuetas justas remetem para o exterior, enquanto os padrões fazem lembrar os vasos sanguíneos do interior. Juntos criaram uma simbiose perfeita, com a sensualidade e elegância que caracterizam o trabalho de Fátima Lopes. Um final feliz para um evento que é já uma tradição no panorama portuense.

Espaço Bloom

E porque o Portugal Fashion não são só nomes na ribalta, também o Espaço Bloom deu a mostrar as coleções dos futuros designers portugueses. Carla Pontes, Elionai Campos, João Costa, Sara Maia, Andreia Lexim, Susana Bettencourt, Estelita Mendonça e Diana Matias deram cartas e provaram que podem fazer jus à moda e aos futuros criadores portugueses.