O F.C. Porto tinha ontem a oportunidade de alargar a vantagem sobre o Benfica, depois do empate dos encarnados frente à Olhanense. Os “dragões”, no entanto, concederam um empate em Paços de Ferreira e podem ver o Sp. Braga assumir a liderança que pertencia aos azuis-e-brancos desde o jogo da Luz.

Na Mata Real, um inspirado Cássio na baliza dos pacenses acabou por valer o empate aos castores. O guarda-redes brasileiro só não defendeu o auto-golo de Ricardo, no ínicio da segunda parte, que desviou a bola para a própria baliza depois de uma grande arrancada de Hulk pela direita. Os “dragões” tiveram várias oportunidades para matar o jogo, mas esbarraram sempre no guarda-redes dos pacenses, que confirmou a tendência para brilhar nos jogos com os “grandes”. Uma desatenção defensiva, na sequência de um pontapé de canto, permitiu a Melgarejo, jogador emprestado pelo Benfica, surgir sozinho na área e cabecear para o fundo da baliza de Hélton e estabelecer o resultado final, que deixa os portistas com o mesmo ponto de vantagem sobre o Benfica que trazia da jornada anterior.

Em Olhão, uma exibição apagada dos “encarnados” e a expulsão de Aimar acabaram por determinar o nulo no marcador. Num jogo sem grandes motivos de interesse, a superioridade dos encarnados foi por demais evidente, mas sem grandes efeitos práticos. O Benfica esteve, de resto, 55 minutos sem rematar à baliza de Fabiano, o que diz bem das dificuldades das águias em derrubar a boa organização defensiva da equipa algarvia. Saviola teve, no último minuto de jogo, a melhor oportunidade para desfazer o empate, mas permitiu a defesa ao guarda-redes Fabiano.

Com os empates dos dois últimos campeões nacionais, o Sporting de Braga tem hoje uma oportunidade de ouro de terminar a jornada 24 na liderança do campeonato. Os arsenalistas recebem a sempre perigosa equipa da Académica, a realizar uma temporada muito positiva e que já bateu o pé ao Benfica e F.C. Porto nas últimas jornadas, num jogo a realizar-se às 20h15 no Estádio AXA.

Sporting provisoriamente isolado no 4.º lugar

O Sporting recebeu e venceu o Feirense por 1-0, assumindo assim o quarto posto de forma isolada, aguardando agora pelo que faz o Marítimo na recepção ao Gil Vicente. Em Alvalade, um penalty cometido por Ludovic sobre Insúa, e convertido exemplarmente por Capel, acabou por valer a vitória dos “leões”. Apesar do resultado magro e da exibição pobre, a vitória do conjunto leonino nunca esteve realmente em causa. O Feirense mantém-se, assim, como o “lanterna vermelha” da Liga.

Na luta pela permanência, o Vitória de Setúbal obteve uma importante vitória sobre a União de Leiria, por uma bola a zero, que permite à equipa de José Mota ter agora seis pontos de vantagem sobre a equipa leiriense, que ocupa o primeiro dos dois lugares que dão a despromoção. Em situação perigosa está o Beira-Mar, que perdeu em casa com o Nacional por claros 0-3 e ocupa agora a posição imediatamente acima da linha de água, com apenas dois pontos de vantagem sobre o Leiria. De registar ainda a vitória do Vitória de Guimarães em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, com um golo solitário de Edgar.