O Gil Vicente confirmou, na passada quinta-feira, uma aptidão especial para os grandes jogos, apurando-se para a final da Taça da Liga com uma vitória sobre o Sp. Braga nas grandes penalidades, depois de um empate a duas bolas no tempo regulamentar. Esta vitória é histórica, mas o triunfo contra uma equipa candidata ao título não é caso isolado esta temporada.

Logo na primeira jornada, surpreendeu o Benfica com um empate 2-2, recuperando de uma desvantagem madrugadora de dois golos. Frente ao F.C. Porto, infligiu aos dragões a sua única derrota para o campeonato desde fevereiro de 2010, com um inequívoco 3-1. Mais recentemente, derrotaram o Sporting por 2-0, dias depois dos leões eliminarem o City, que tem um orçamento mais de 100 vezes superior aos gilistas. A equipa ocupa atualmente o 8.º lugar no campeonato, estando 8 pontos acima da zona de despromoção.

Luís Freitas Lobo, jornalista desportivo, destaca a importância do presidente António Fiúza no sucesso da equipa. “Lutou sozinho contra muitos poderes e conseguiu devolver o Gil à primeira divisão com o sucesso que se vê. É uma grande vitória do presidente. As pessoas fazem dele uma caricatura, mas foi um homem de grande preserverança, que lutou sempre”, afirma. Freitas Lobo referiu ainda o guarda-redes Adriano, os defesas Caiçara e Cláudio, os médios Rodrigo Galo e Richard e o avançado Hugo Vieira como os destaques da temporada gilista, embora destaque “o grande coletivo e organização”.

O jornalista prevê um jogo “muito díficil” com o Benfica, mas diz que a equipa gilista tem hipóteses de conquistar a taça. “Muitas vezes estas equipas pequenas, quando vão à final, esgotam a festa simplesmente em lá ir. Parece que o titulo é à final. Se pensarem que o titulo é ganhá-la, acho que têm hipoteses.” Freitas Lobo explica ainda a oscilação exibicional do Gil Vicente entre os jogos com os grandes e os encontros com equipas que também lutam pela manutenção. “Tem a ver com questões de motivação. Tem também a ver com a estratégia: jogam mais em contra-ataque nesses jogos, explorando assim mais a velocidade dos seus jogadores, e não têm de assumir o jogo. Os indices de concentração e motivaçao estão no máximo nos jogos com os grandes”, explica.

Feito histórico para a cidade e para o clube

Tiago Vilela é o líder da claque “Nação Barcelense”. Profundo conhecedor do Gil Vicente, refere a “união da equipa, que dura desde a segunda liga” como o segredo do sucesso, mas destaca Cláudio, Caiçara e Hugo Vieira como os jogadores mais importantes. Tiago Vilela espera uma grande mobilização de gilistas no dia da final. “Vai ser uma grande festa. Esperamos levar uns 70 autocarros a Coimbra”, disse, antes de antecipar a partida. “Ter chegado à final já fica na história do clube. Mas é para ganhar!”, garante Tiago Vilela.

Carlos Araújo, da Barcelos TV, não se afirma surpreendido com a época que o Gil Vicente está a realizar e diz que se vivem tempos de “grande felicidade” na cidade de Barcelos. “Para a cidade é de grande importância o sucesso do Gil, por várias razões, inclusivamente económicas. Atrai muita gente. A chegada à final é um feito histórico para a cidade”, afirma. Carlos Araújo prevê também uma enchente gilista em Coimbra, no dia da final. “Conhecendo esta onda gilista, especialmente quando a equipa atravessa um bom momento, estou em crer que vai haver uma boa adesão. Já aconteceu quando estava para subir, muita gente foi acompanhar o Gil fora de casa. O Gil Vicente nunca esteve nesta posiçao de ir a uma final, só ganhou a Liga de Honra. Barcelos irá levar bastante gente para Coimbra, porque é uma equipa que orgulha a cidade”, afiançou.