Melhorar a educação em Portugal é o objetivo deste ginásio que treina o intelecto. O Ginásio Mental procura ensinar os jovens a treinar a memória, o cálculo e a atenção, de modo a “viverem bem e a serem criativos”.

Jorge Amorim, licenciado em Reabilitação e Inserção Social, e Sofia Diogo, psicóloga, foram os mentores deste projeto. Candidataram-se ao concurso de empreendedorismo Acredita Portugal, onde foram finalistas. Apesar de não terem ganho, decidiram avançar com a empresa e, juntamente com Cristina Viegas, licenciada em psicologia clínica, moldaram esta ideia que ganhou forma em fevereiro deste ano.

Para Jorge Amorim, o conceito deste ginásio assenta no treino de “músculos” como a memória, a criatividade e a gestão de tempo, através de workshops onde são usadas ferramentas cognitivas e comportamentais nos jovens. “Quando um jovem chega até nós, há uma avaliação inicial da memória, da atenção e doutros parâmetros. Depois vamos motivando para os bons resultados e treinando cada uma das áreas”, elucida o estudante de mestrado em Ciência Cognitiva.

O Ginásio Mental tenta otimizar essas competências através dos conhecimentos da ciência cognitiva e do “life coaching”. Jorge Amorim garante que neste ginásio, o acompanhamento de cada jovem é “individual e personalizado.”

Este projeto acredita que os frequentadores do Ginásio Mental ficam mais motivados para aprenderem e melhoram os resultados escolares. Além disso, Jorge Amorim salienta que outras das vantagens é uma melhoria no comportamento e na comunicação dos jovens, promovendo um desenvolvimento “no funcionamento em grupo e individualmente,”

O ginásio não detém nenhum espaço físico, funcionando sob a forma de serviço que vai diretamente às escolas, “o que reduz os custos para a empresa, mas também para quem paga para frequentar o ginásio”. Futuramente, o projeto espera expandir-se para o online.