A propósito do Dia Mundial do Teatro, cinco companhias de teatro portuenses vão passar as suas preocupações aos deputados eleitos pelo seu círculo eleitoral. Assim, na véspera da efeméride, a Visões Úteis recebe um representante do PS, o FITEI encontra-se com o Bloco de Esquerda, o Teatro de Ferro com o PCP, As Boas Raparigas com o PSD e o Teatro do Bolhão com o PP.

Hoje, segunda-feira, a Seiva Trupe recebe no seu espaço representantes do PCP e do Partido Ecologista Os Verdes, num encontro aberto à participação de outros agentes culturais.

Esta manhã, em conferência de imprensa, o deputado do PCP Honório Novo expôs a “grande repulsa e grande movimento de indignação por parte das companhias” face ao novo corte que o governo atual pretende fazer no setor da cultura, num reajuste de 38% na totação financeira de 2012.

Face à movimentação gerada pelo descontentamento a nível nacional e a iniciativas como a tomada esta segunda-feira no Porto, o deputado comunista confirmou que o secretário de Estado havia recuado na sua decisão.

Honório Novo garantiu ao “Teatro de Ferro” que o PCP estará de marcação cerrada para que os compromissos do secretário de estado “sejam cumpridos o mais depressa possível”.