O Bliss Control é um diretório de links que, através de três cliques, permite gerir todas as as contas de redes sociais. Desde as mais utilizadas como o Twitter ou o Facebook, até ao Pinterest, LinkedIn, Instagram e Google e, até, o YouTube.

A aplicação baseia-se em dois quadros: num, é necessário selecionar a ação pretendida, noutro a rede social em que se deseja efetuar esta ação e depois, “Go”. Automaticamente estamos na nossa página pessoal dessa rede social. Além de mudanças de imagem de perfil e senhas, é possível, também, gerir as permissões, biografias, contactos, recuperar passwords, gerir as várias contas que estejam interligadas e mudar definições de acesso por telemóvel.

Os autores desta ideia são Ben Lang e Alex Wolkov, residentes em Israel. Ben Lang tem 18 anos e, segundo a sua página pessoal, começou um negócio no eBay com apenas 14. De notar que Ben Lang foi ameaçado com um processo pelo “The New York Times”. Tudo por não concordar com o sistema de pagamento que o jornal impõe aos seus leitores online. O jovem pretendia criar um website que ensinasse às pessoas que fossem já leitoras assíduas do jornal nova-iorquino a escapar ao controlo e pedido de subscrição que teria como consequência o pagamento de uma quota.

Lang colabora com várias empresas no mundo tecnológico e já fundou vários sites, alguns com um propósito parecido ao do Bliss Control. Juntamente com Alex Wolkov já havia fundado o Notification Control, ferramenta similar mas menos abrangente, que permitia gerir alertas dos serviços web, como e-mail ou notificações do Facebook. Alex Wolkov é um webdesigner, também já com um currículo considerável.

Esta é uma rede ainda pouco conhecida, em que os fundadores têm um contacto próximo com os utilizadores. É também similar ao site ifttt e poupa tempo no que toca à procura do local onde, por exemplo, se elimina uma conta de Facebook. Não é necessário nenhum login ou registo: o Bliss Control não guarda nenhum dado pessoal do utilizador, limita-se a dirigi-lo para o sítio certo.