O Benfica procura chegar à meia-final da Liga dos Campeões, algo que não acontece há mais de 20 anos. A primeira mão da eliminatória com o Chelsea disputa-se às 19h45 de terça-feira, no Estádio da Luz.

O Benfica tem protagonizado uma época de sucesso na Liga dos Campeões. Depois de uma fase de grupos sem derrotas, onde se salientam os empates frente ao gigante inglês Manchester United, o Benfica ultrapassou o Zenit nos oitavos-de-final.

A primeira derrota desta época na Europa foi averbada em S. Petersburgo, num jogo que terminou com a vitória russa por 3-2. Na Luz, o Benfica não deu hipóteses ao Zenit, tendo vencido por 2-0 com golos de Maxi Pereira e Nélson Oliveira. O adversário que se segue é o Chelsea, o clube que Jorge Jesus “pediu” ainda antes do sorteio.

As “águias” tentam chegar às meias-finais da competição, algo que não acontece desde 1990. Nesse ano, o Benfica de Sven-Gorän Eriksson chegou à final, tendo sido derrotado em Viena pelo AC Milan, com um golo solitário do holandês Frank Rijkaard.

Jorge Jesus já bateu o recorde de Eriksson, ao vencer 21 dos 38 jogos disputados nas competições europeias ao serviço do Benfica. Caso evite a derrota com o Chelsea, o treinador dos encarnados chega também a um impressionante registo europeu de 11 jogos consecutivos sem perder na Luz. A última derrota aconteceu com o Schalke 04, em 2010.

O Chelsea, que começou a época sob a orientação do português André Villas-Boas, não está a realizar uma boa temporada no campeonato inglês. Os londrinos encontram-se atualmente no 5.º lugar da Premier League, a 20 pontos do líder Manchester United. A má campanha interna resultou em chicotada psicológica, com Roberto di Matteo a assumir o banco do Chelsea.

Depois de uma difícil eliminatória perante o Nápoles, os “blues” esperam ganhar na Luz, até para ganhar motivação para chegar ao 4.º lugar, o último dos lugares de acesso à Liga dos Campeões da próxima época.

Apesar de serem clubes centenários, a verdade é que é a primeira vez que Benfica e Chelsea se encontram. O jogo será arbitrado pelo italiano Paolo Tagliavento. O juiz já dirigiu uma partida do Benfica na temporada passada, em partida a contar para os quartos-de-final da Liga Europa, frente ao PSV Eindhoven.

O Benfica não vai poder contar com a contribuição de Ezequiel Garay, ainda a contas com a lesão contraída frente ao F.C. Porto. Do lado do Chelsea, destaque para o regresso de Ivanovic e para a presença dos portugueses Raúl Meireles, Paulo Ferreira e Bosingwa.

Jorge Jesus pede Benfica “perfeito”

Na conferência de imprensa de antevisão, Jorge Jesus disse querer um Benfica “muito forte”. Apesar de reconhecer o enorme valor do adversário, Jesus afirmou que o Benfica pode passar se realizar “um jogo perfeito do ponto de vista defensivo e também ofensivo”. Para o treinador das “águias”, a equipa “tem de estar inspirada para que o objetivo definido seja uma realidade”. Jesus lembrou ainda que Benfica e Sporting eliminaram recentemente os dois primeiros classificados da Premier League, pelo que considera a missão claramente possível.

Já Pablo Aimar, protagonista de uma expulsão polémica no último jogo do campeonato, frente ao Olhanense, garante estar já de cabeça fria. “São competições diferentes. Fisicamente estou bem, emocionalmente também”, afirma o argentino. O médio de 32 anos diz ainda que, nesta altura da competição, as equipas são todas muito fortes, pelo que não consegue atribuir o favoritismo a ninguém.

“O Benfica é maior do que qualquer jogador”, afirma David Luiz

Roberto di Matteo afirmou que a época não está a correr de feição aos londrinos, mas garante que não falta qualidade à sua equipa. No entanto, o italiano reconhece muito valor nos encarnados. “O Benfica joga com grande intensidade, com grande pressão. Tem muita qualidade técnica também”. O sucessor de Villas-Boas mostrou conhecer bem o plantel do Benfica, destacando a qualidade de Cardozo, Aimar, Gaitán e Rodrigo.

David Luiz e Ramires, internacionais brasileiros que já representaram o Benfica, regressam à Luz ao serviço dos “blues”. Em conferência de imprensa, o defesa revelou estar muito feliz pelo regresso a Portugal e classificou o jogo como “muito especial”.

Ainda assim, David Luiz garante que as amizades não entram em campo e que a partir do apito inicial, “são todos adversários”. Quanto à receção dos adeptos, David Luiz não tem dúvidas: “Vou ser acarinhado pelos adeptos até ao início, mas depois começa o jogo. O Benfica é maior do que qualquer jogador”.