A cidade do Porto foi distinguida hoje, terça-feira, com o título de “European Best Destination” pela “European Consumers Choice”. A organização justifica esta escolha com o facto de, “com a variedade de recursos disponíveis, o Porto conquistar todos os seus visitantes” e acrescenta que “descobrir o Porto significa descobrir o que o torna diferente”, destacando o “famoso Vinho do Porto, um centro histórico designado Património Mundial pela Unesco, museus, parques e jardins encantadores, lojas de moda de designers nacionais e internacionais”.

O concurso é promovido anualmente pela associação sem fins lucrativos que se direcciona para a defesa do consumidor. A votação que decorre online já havia distinguido em 2010 a cidade de Lisboa.

Ainda assim, a capital portuguesa ficou no top 10, sendo que a classificação, para além da invicta em 1.º lugar, é : Dubrovnik, Viena, Praga, Bruxelas, Berlim, Budapeste, Lisboa, Florença e Edinburgo.

Este reconhecimento é mais um estimulo para o turismo na cidade, uma vez que, no site da European Consumers Choice, já é slogan “O Porto dá-te um pouco de tudo. Dá-lhe uma oportunidade!”