O Urban Market é um mercado em que se podem comprar produtos nacionais ou simplesmente ver as criações dos cerca de 45 parceiros presentes. Cintia Woodcock é uma das fundadoras da Portugal Lovers, que organiza o mercado, e explica, ao JPN, que pretendem, com este evento, “uma oferta diversificada dos vários setores artísticos e culturais”, bem como criar “sinergias e parcerias entre criadores e oferecer à cidade e à comunidade portuense uma nova atividade cultural de acesso gratuito”.

Dia Nacional dos Centros Históricos

O tema deste Urban Market é dedicado ao Dia Nacional dos Centros Históricos, uma iniciativa para dinamizar o património histórico das cidades a que a Invicta aderiu desde 2008. Este ano, continuam as atividades para todos os gostos e o programa pode ser consultado no site oficial.

Sobre a ligação ao Dia Nacional dos Centros Históricos, Cintia Woodcock afirma que, “com os apoios cada vez mais escassos às artes e ao património histórico”, surgiu a necessidade de dinamizar a cidade “com atividades que promovam a sua divulgação não só para os portuenses, mas também para os turistas nacionais e internacionais”. A ideia é trazer mais público ao centro histórico da Invicta e mostrar novos espaços reabilitados ou em fase de reabilitação, sendo que, nesta edição, dão a conhecer o Hotel Carris Ribeira Porto.

As áreas principais do Urban Market são design de moda, design de produto, joalharia,
art conception, cake design, fotografia, cabeleireiro e maquilhagem. Os eventos vão todos decorrer no recém aberto Hotel Carris Porto Ribeira e, além do mercado, os visitantes vão poder participar numa “caça ao ovo” (com direito a prémio), numa degustação de tapas, em workshops de Origami e Azulejaria. Sábado há concerto da banda Uncover, composta por dois estudantes da Universidade do Porto (UP).

O mercado pode ser visitado nos dias 30 e 31 de março e 1 de abril, das 12h00 às 20h00.
O evento já vai na terceira edição e a organização confirmou ao JPN que o evento se vai repetir
em abril, maio e junho. O Urban Market foi criado pela Portugal Lovers, uma empresa centrada em marketing e comunicação, fundada por três jovens empreendedoras em 2011. A entrada é livre.