O Teatro Nacional de São João (TNSJ) apresentou hoje, terça-feira, o programa cultural para o período abril-julho de 2012. A apresentação decorreu no auditório nobre do teatro e abrangeu não só o TNSJ, mas também outras conhecidas salas da cidade: o Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro São Bento da Batalha.

“Apesar de tantas dificuldades estamos vivos e temos mais um trimeste de programação para anunciar”, começou por dizer a presidente do teatro, Francisca Carneiro Fernandes. Num panorama nacional de crise cultural, o TNSJ assinalou o Dia Mundial do Teatro com a apresentação das suas próprias perspetivas de futuro.

Liderada por Nuno Carinhas, diretor artístico do TNSJ, a apresentação teve como ponto alto o anúncio dos festivais, como o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) e o Festival NEU/NOW, forúm internacional de profissionais internacionais.

O FITEI é o mais antigo festival português de teatro e divide a sua 35.ª edição entre a cidade do Porto e Guimarães, de 28 de maio a 3 de junho. Esta edição conta com a estreia d'”As Intermitências da Morte”, a adaptação ao teatro do romance de José Saramago, a cargo de José Caldas, encenador e dramaturgo brasileiro.

O Festival NEU/NOW marca pela diferença. Na sua 4.ª edição, a decorrer no Teatro Carlos Alberto de 12 a 15 de julho, expõe cerca de 30 projetos de áreas tão diversas como o design, o cinema, música, teatro, dança e artes visuais. Um dos projetos mais aguardados vem da Alemanha. “SPRING and HOPE = BAHAR and OMID”, um exemplo de teatro documental, retrata entrevistas feitas a um grupo de jovens iranianos em Teerão em 2011.

Rosa Quiroga, atriz, explica que as mudanças que se notam no teatro atual devem-se ao fato de “as artes em geral” estarem a sair das grandes casas e de começarem “a ver outros portos de referência para a navegação”.”Sítios alternativos, maneiras diferentes de estar, uma outra visão dos grandes mitos da história e, às vezes, não ser necessário um conjunto de meios tão pesados e tão caros” são algumas das características associadas ao novo teatro que Rosa Quirosa ressalva.

Este trimestre mantêm-se, ainda, as Leituras no Mosteiro, gratuitas, de 10 de abril a 19 de junho, no Mosteiro São Bento da Vitória. “O último dos luxos pré-crise a que vamos tendo direito”, como descreve Nuno Carinhas. O lançamento do livro “Oficina de Escrita Odisseia: Textos Escolhidos” foi liderado Alexandra Moreira da Silva, terminou a conferência. O livro reúne treze peças breves, escritas durante a Oficina de Escrita orientada por Jean-Pierre Sarrazac e Alexandra Moreira da Silva, no âmbito do projeto Odisseia.