São cinco os elementos que compõem os Dona Gi, o grupo musical portuense que surgiu em 2010, “por influência de algumas vivências musicais em festivais de música do mundo”, e que se juntou para criar um projeto de “cariz mais nosso, mais português”, como afirma Gisela Rodrigues, vocalista e compositora do grupo.

Todos os elementos da banda possuem “formação académica”. “É algo que nos pode distinguir”, diz Gisela. Com um estilo musical bem definido, que resulta de uma “fusão de fado e folclore”, os Dona Gi preparam-se para lançar “Baile das Palavras”, o primeiro trabalho discográfico do grupo.

Gisela Rodrigues revela que o álbum contém “grandes surpresas”, ao mesmo tempo que se apresenta como um trabalho “muito versátil a nível de estilos musicais e também na forma de cantar. É sempre diferente e emocionante de música para música”. As canções falam essencialmente acerca de “histórias de amor” e das “várias formas de amar” e encaixam-se ora num reportório “mais dançável”, ora num reportório “mais introspetivo, mais do género balada”.

As expectativas do grupo quanto ao futuro passam por “chegar ao grande público” e fazer com que as pessoas se identifiquem com as suas canções, “que as cantem e que as vivam” como a banda, “quer na fase de composição, quer na fase de concertos”.

“Baile das Palavras”, o single de avanço que dá o nome ao álbum, está já a passar em várias rádios e o feedback tem sido “muito positivo”. “Contradição”, “Laços”, “Sonhei contigo”, “Amor proibido” ou “Música Maluca” são algumas das 12 músicas que fazem parte do álbum de estreia da banda.

Além de Gisela Rodrigues, o grupo Dona Gi é constituído por José Luís Rodrigues (composição, produção musical, acordeão e guitarra), José Ferra (guitarra clássica), Pedro Silva (contrabaixo) e André Mariano (guitarra portuguesa).

Os próximos concertos da banda portuense estão agendados para 14 de abril, às 22h00, na Fnac do Norteshopping, e 24 de abril, às 21h30, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponto de Lima.