A apresentação do livro “Nunca o Mar”, de Minês Castanheira, decorreu no último sábado, 31 de março, na garagem Gareporto, num cenário que remetia para um estilo retro com música de fundo de várias décadas.

O evento começou com a performance de Ana Afonso, que citou poemas do livro, enquanto era acompanhada por música jazz. Ana Afonso voltou a interpretar poemas, após uma breve apresentação do livro pela autora, Minês Castanheira, e a editora da Culture Print, Isabel Rocha. Num ambiente mais relaxado, duas pessoas do público citaram igualmente poemas.

A autora Minês Castanheira referiu que esta apresentação é “também uma oportunidade de ajudar os lojistas da Baixa do Porto”, que contribuíram “com alguns elementos do cenário que estão também à venda”. Entre os elementos cedidos a este evento, Minês mencionou as máquinas de escrever, a grafonola e os vinis.

“Nunca o mar”, o terceiro livro de poesia de Minês, é, segunda a autora, “uma história de amor inversa”, “inspirado em versos de Fiama Hasse Pais Brandão”. Minês refere que o facto de frequentar o mestrado na Faculdade de Letras do Porto fez com que voltasse a estudar autores e isso refletiu-se neste livro.