A Bind, empresa de Vila do Conde especializada em criar bases de websites, está na final de um concurso promovido pela Microsoft.

A Bind é uma empresa portuguesa, de Vila do Conde, especialista em desenvolver bases de websites e está na final do NETX (New Generation of Innovators), concurso global promovido pela Microsoft Internacional. As empresas a concurso foram convidadas a participar e tinham de divulgar, num vídeo de três minutos, as suas ideias e inovações.

Assim, a Bind apresentou a concurso o projeto “Bind Tuning“, em que qualquer um pode ter acesso, de forma simples e rápida, a um template personalizável para SharePoint, Orchard e Kentico, bem como a Skins DotNetNuke, que possibilitam ao utilizador criar as bases do seu próprio website conforme o seu gosto pessoal. Como Beatriz Oliveira, diretora criativa da Bind, explica no vídeo, “com a Bind Tunig pode dar ao seu site o design que ele precisa sem a ajuda de uma equipa de design gráfico, pois pode fazê-lo sozinho, em apenas alguns cliques”.

O concurso foi lançado no ano passado e, para Jean-Philippe Courtois, presidente da Microsoft International, “o objetivo é dar aos seus colaboradores uma plataforma em que possam partilhar o seu trabalho”. No entanto, a diretora criativa da Bind, explica que quando foram convidados pela Microsoft Portugal não tinham “grandes expetativas de chegar à final”.

Ainda assim, “chegar a este ponto foi fabuloso” adianta Beatriz Oliveira, e ainda mais porque “a Bind é a única empresa portuguesa a concurso e das únicas duas empresas europeias que chegaram à final”. Esta já não é a primeira vez que a empresa de Vila do Conde é referenciada internacionalmente – o Bind Tuning foi apresentado na principal conferência de desenvolvimento Web da Microsoft, em 2011 – e a diretora criativa acredita que só o facto de estarem nesta final, em que só 27 concorrentes de 12 países foram selecionados, já é compensador.

No entanto, “ir mais além seria fantástico porque a Microsoft vai lançar uma campanha de marketing acerca das ideias do concurso”, explica Beatriz Oliveira. Deste modo, quem quiser que a empresa portuguesa ganhe o prémio “People’s choice” só tem de clicar gosto no vídeo da Bind que se encontra na página do NEXT no MSN.